---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

São Joaquim
Eventos - Feriadão de 21 a 23 de Abril - Vários eventos marcam este feriadão em São Joaquim

Publicado em 20/04/2017 às 18:14 - Atualizado em 20/04/2017 às 18:14

Mais de 900 animais estarão sendo expostos na 38ª Feira do Terneiro e da Terneira
Créditos: Jornal A Tribuna Baixar Imagem

Segundo a secretaria de turismo de São Joaquim, Sara Corrêa, esses eventos vão alegrar e agregar ao município, incrementando, inclusive na economia local. Para o prefeito Giovani Nunes, é importante que os visitantes compareceçam aos eventos, mas principalmente, que a comunidade prestigie cada um deles, uma vez que todos são importantes.

Comunidade do Luizinho realiza a 13ª Festicol

De 21 a 23 de abril, acontece a 13ª edição da Festicol – Festa de Celebração da Colheita. A iniciativa e a organização é dos moradores da comunidade de Luizinho, distante 30km do Centro São Joaquim.

Na programação do evento está a realização do 11º Tratoraço, um grande desfile com mais de 100 tratores dos produtores da localidade.

A rainha Alessandra Rissi e as princesas Naila Maciel e Letícia Padilha e toda comunidade estarão rececpcionando os visitantes e turistas. Também como parte integrante da programação, acontece exposição de maçãs e produtos da terra como o mel, goiaba serrana, moranga, pêra, uva,  batata, feijão, milho, entre outros.  Além disso, acontece também o 1º Costelaço, a Noite na Floresta, bailes, tarde dançante no domingo e um rodeio em parceria com o CTG Fronteira do Rio Pelotas.

 

JESC movimenta esporte em São Joaquim

 

Está acontecendo em São Joaquim, a etapa dos Jogos Escolares de Santa Catarina - JESC, de 12 a 14 anos, etapa municipal. A competição acontece entre 12 a 24 de abril, com atletas de escolas estaduais, municipais e particulares.

Fomentando várias modalidades esportivas, o JESC visa a integração esportiva entre alunos de várias escolas, mas com o intuito de revelar novos nomes no esporte. Na edição 2017, em São Joaquim, o nível técnico entre as equipes é bom, mostrando que os professores vem desenvolvendo um trabalho de excelência junto aos alunos.

“O nível está bom, claro que algumas equipes despontam mais por incentivo da escola, professores e pais, mas no geral o nível é bem parecido”, explica Roberto Luiz Fernandes Junior, diretor de esportes de São Joaquim. A organização do evento esportivo é da Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Esportes.

 

Município sedia o 16º Encontro Nacional de Safaristas

De 20 a 23 de abril, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, junto ao Parque Nacional da Maçã, acontece o 16º Encontro Nacional de Safaristas. Os encontros acontecem desde 1999, quando três casais proprietários de Safari resolveram promover a integração entre estes apaixonados por estradas, na cidade de Osório-RS.

“Até o momento temos mais de trinta Safaristas inscritos, mas acreditamos que mais de cinquenta vem a São Joaquim”, declara Gerson Luiz Soares, o Cascatinha, um dos organizadores do encontro.

O Safarista no Brasil, além de um aventureiro amante da natureza que busca sempre um contato maior com o meio em que vive através de viagens, observando, fotografando, compartilhando com a sua família e amigos os bons momentos que o contato com o meio ambiente pode oferecer. Ser Safarista no conceito do grupo é o indivíduo que possui ou possuiu uma Volkswagen Kombi Karmann Mobil – Safari em algum momento de sua vida.

“Conhecer este veículo e as pessoas que utilizam a Safari é quase uma lenda em RVs (Recreational Vehicles). Restam poucas circulando pela estradas do Brasil, mas possuem elas um universo de apaixonados”, afirma Régis Feldmann um desses apaixonados por Safari.

Cada estado do sul tem a sua associação: “ACASA-Associação Catarinense de Safaristas” a “AGS-Associação Gaúcha de Safaristas” e o “GPPS-Grupo Paranaense de Proprietários de Safari”, todas originadas na utilização da Safari.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20 de abril  – Quinta-feira

Recepção e acomodação dos equipamentos – Dia livre

Dia 21 de abril – Sexta-feira

Recepção e acomodação dos equipamentos.

14h – Visita as Vinícolas da cidade

20h – Teremos o tradicional, pão com linguiça ao som do gaiteiro.

Bebidas: cada um leva a sua.

Dia 22 de abril  – Sábado

13h – Churrasco “junta tudo” – Cada familia deverá levar a sua carne.

Os homens fazem e servem o churrasco e as mulheres ficam encarregadas das mesas e das saladas.

20h – Jantar oficial – Fandango com gaiteiro e sorteio de brindes.

Cardápio: Culinária serrana com: Frescal, maçã, mel, pinhão

Sobremesa: Doce de gila e arroz doce com chá de macela

Dia 23 de abril – Domingo

9h – Café da manhã Serrano.

Cada um leva sua garrafa de café, sucos, leite e demais acompanhamentos estão incluso na inscrição.

Valor do Pacote

Inscrição: R$ 130,00 por pessoa

(incluso despesas de Camping, jantar de sábado e café da manhã de domingo)

Criança até 14 anos são isentas de pagamento.

É permitido trazer animais de pequeno porte para as dependências do parque.

 

38ª Feira do Terneiro e da Terneira do Sindicato Rural movimenta economia

 

Em 21 de abril, feriado nacional, às 14 horas, acontece no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, a 38ª Feira do Terneiro e da Terneira, promovida pelo Sindicato Rural e Associação Rural de São Joaquim com o apoio do Sistema FAESC/SENAR, Prefeitura de São Joaquim e Cidasc. O evento que é um dos mais tradicionais da Região e atrai a atenção dos pecuaristas pela qualidade dos animais apresentados, seriedade nas negociações e organização.

As inscrições que abriram em 13 de março às 8h, esgotaram no mesmo dia às 10h30min. lotando todas as mangueiras disponíveis para a feira, totalizando mais de 900 animais inscritos. Para se ter ideia da procura pela feira, alguns associados como Francisco Amarildo do Amaral e Joacir Dom do Amaral, chegaram por volta das 5h da manhã para garantir mangueiras aos animais que devem ser expostos no evento. “Essa é mais uma prova de que estamos fazendo um trabalho sério e com credibilidade. O resultado são animais negociados com qualidade. Nossos pecuaristas a cada ano nos surpreendem com os lotes”, salienta Antônio Marcos Pagani de Souza, presidente do Sindicato e da Associação Rural de São Joaquim e Vice-Presidente de Finanças da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina – FAESC.

Encerrada a etapa de inscrições, o médico veterinário responsável Felipe Palma Velho de Souza, inicia o processo de seleção e vacinação dos animais.

Há mais de 38 anos as feiras do Sindicato Rural de São Joaquim são referências para o setor agropecuário na Região pela qualidade dos lotes negociados e pela credibilidade da instituição, assim como a confiança dos expositores e compradores.

Para o Prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, as iniciativas do Sindicato Rural de São Joaquim, nas mais variadas áreas são importantíssimas para o município e região. “A Feira do Terneiro e da Terneira representa a qualidade e a preocupação dos pecuaristas com os rebanhos. Sem dúvida a pecuária é uma importante fonte econômica que merece atenção e investimentos. Cabe ao poder público auxiliar na viabilização deste apoio e valorizar as iniciativas. E, mais uma vez saliento que somos parceiros”, afirma. 

CTG Minuano Catarinense realiza torneio encerrando a temporada

No dia 21 de abril inicia o tradicional rodeio de encerramento da temporada de laço do CTG Minuano Catarinense. O evento que se estende até o domingo, 23, acontece no Parque Nacional da Maçã e conta com uma programação variada, incluindo, gineteada, laçadas, bailes e para as crianças parque de diversão.

Os bailes acontecem na sexta-feira, 21, com Tchê Chaleira e no sábado, 22, com os Garotos de Ouro, ambos a partir das 23h, na sede do CTG Minuano Catarinense.