Governo Japonês repassa 85 mil dólares ao Hospital de São Joaquim

 

São Joaquim 05/03/2008: O Hospital de Caridade Sagrado Coração de Jesus, através da Associação Bento Cavalheiro e Saúde, esteve na cidade de Curitiba para receber a doação de 85.375,00 dólares, entregue pelo Consulado Geral do Japão. O recurso é proveniente do Governo Japonês, através da arrecadação de impostos do país. O projeto joaquinense foi um dos cinco selecionados entre mais de 40 solicitações realizadas ao Consulado. "Só conseguimos essa doação graças ao empenho da Colônia Japonesa, principalmente através do senhor Takeo Tamaki e Anderson Outuki, membros da colônia japonesa joaquinense, que agilizaram todo o processo" enfatizou o Prefeito Newton Stélio Fontanella que esteve presente no ato.

Para o Consul Geral do Japão em Curitiba, Soichi Sato, o repasse ao Hospital é de grande importância pelos inúmeros atendimentos realizados pela instituição, "É justamente nos pequenos municípios que precisamos estar mais atentos. A necessidade nesses locais, como em São Joaquim, acaba refletindo nos grandes centros, que muitas vezes recebem pacientes exatamente por falta de estruturas nessas pequenas cidades" reforçou.  Esse ano o volume de repasses do Governo Japonês é maior, tendo em vista a celebração do centenário da imigração no Brasil, "Além das diversas atividades culturais que acontecem durante todo o ano, existe também um acrescimento desses apoios e doações" reforça Sato. Excluído repasses dos poderes públicos, a doação do Governo Japones é um dos maiores da história da entidade.

Segundo o interventor do Hospital, Jader Nunes, o dinheiro será aplicado na re-aparelhagem do centro cirúrgico, como a compra de equipamentos de vídeo-cirurgia, "Isso possibilitará ao nosso hospital em realizar um número maior de operações podendo inclusive atender casos de outros municípios da região" informou Jader. O Prefeito de São Joaquim fez questão de reforçar a presença marcante da Colônia Japonesa em São Joaquim, "Sem dúvida que a escolha do  nosso projeto deu-se após diversos contatos e averiguações feitas pessoalmente pelo Governo Japonês em nossa cidade. A presença dos japoneses em nossa cidade é sem dúvida um pilares do desenvolvimento local" salienta ele.

Além desse projeto, já existe uma segunda solicitação, que se encontra em adiantado processo de aprovação por parte do Governo Japonês.  Dessa vez o beneficiado seria a entidade André Luiz na cidade de Lages, "Nós da colônia japonesa temos um voto de eterna gratidão para com o povo brasileiro, que a um século vem nos recebendo de braços abertos. Fazemos isso porque conhecemos as reais necessidades do povo serrano" falou Takeo Tamaki, um dos imigrantes japoneses da colônia nipônica joaquinense. O Hospital de Caridade Coração de Jesus foi fundado em 25 de março de 1925, possui um corpo técnico de 16 médicos e 70 leitos.