Saúde da mulher é tema de ação em São Joaquim

Em 1º de julho, no auditório Suzana Scóss Bianchini, anexo à Escola de Educação Básica Martinho de Haro, acontece o Programa Saúde da Mulher, uma iniciativa do Sistema FAESC/SENAR, Sindicato Rural de São Joaquim e Prefeitura de São Joaquim através da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do programa é gerar oportunidades de educação, prevenção da saúde da mulher como um todo, como a prevenção ao câncer de colo de útero, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso aos exames preventivos.

No dia do evento serão realizados em torno de 300 atendimentos. Haverá coletas do exame Papanicolau, palestras educativas com médico, psicóloga, educador físico e nutricionista, além de sorteios e almoço de confraternização. Lembrando que todo o evento é gratuito e a comunidade feminina é convidada a comparecer e aproveitar a oportunidade.

O câncer do colo do útero é causado por uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Em geral, a doença se manifesta de maneira lenta e pode não apresentar sintomas, por isso, quanto mais cedo for detectada e tratada, há mais chances de cura.

As inscrições para o evento estão abertas a partir desde o dia 16 de junho e vão até dia 29.  As interessadas podem ir diretamente no Sindicato Rural de São Joaquim, na Rua Getúlio Vargas, 07, com documentos pessoais. Ou informações também podem ser obtidas pelo telefone 49 3233-0260.

Lembrando às mulheres que residem no interior que estão sendo realizadas inscrições pelas agentes de saúde nos postos das comunidades do Boava, Pericó e Santa Isabel.