A Cultura

São Joaquim é uma cidade com grande diversidade cultural. Sob influências européias, nipônicas e principalmente paulista e gaúcha, o município é um verdadeiro caldeirão cultural.

Em algumas peças arquitetônicas mais antigas é possível observar o impacto das etnias alemãs e italianas, solidificadas a partir da presença de grandes e tradicionais famílias como os Fontanella e os Martorano.

Além disso, a presença marcante da etnia afro também chama atenção. Historicamente trazidos pelos primeiros colonizadores, os afro descendentes foram um dos principais eixos para o desenvolvimento de São Joaquim. Segundo dados do IBGE são mais de 3 mil negros residindo na cidade.

Como influência direta de aspectos culturais, consolida-se a tradição gaúcha. Os torneios de laço, pessoas usando vestimentas folclóricas no seu cotidiano, como a bombacha e as tradicionais rodas de chimarrão podem ser presenciadas no cotidiano da cidade. Além as lendas rurais, originais do homem caboclo também têm seu devido espaço. Histórias e causas são uma das marcas registradas da Serra Catarinense.