Geografia

 

 

 

Aspectos Geográficos e Sociais

RESUMO

Data de fundação – 07 de abril de 1887. 
Data festiva – 07 de maio (aniversário da cidade). 
Principais atividades econômicas – A economia do município era fundamentada na pecuária, mas teve grande impulso com a cultura da maçã, iniciada na década de 1970. Hoje, São Joaquim é o terceiro produtor da fruta no Estado, contando mais de 600 pequenos produtores. 
População – 23.175 habitantes. 
Colonização – Gaúcha, paulista, alemã e italiana. 
Principais etnias – Portuguesa, africana, alemã, italiana, japonesa e gaúcha. 
Localização %u2013 Serra Catarinense, a 136km de Tubarão, 81km de Lages e 276km de Florianópolis. 
Área – 1.888,1km2. 
Clima – O clima é temperado, com baixas temperaturas no inverno – os termômetros já marcaram -10ºC. No verão, a temperatura máxima é de 31,4ºC. 
Altitude – 1.360m acima do nível do mar. 
Cidades próximas – Lages, Painel, Urubici, Urupema, Orleans, Lauro Müller, Bom Retiro.

 

ONDE ESTAMOS

          Mais para o interior, as escarpas da Serra Geral desenham uma paisagem fantástica, onde a imponência das montanhas mostra um relevo incrivelmente acidentado, o que pode ser verificado ao subir a estrada da Serra do Rio do Rastro em direção ao planalto e às cidades de São Joaquim e Lages.

          As temperaturas médias em Santa Catarina variam substancialmente de acordo com a localização altimétrica, definindo uma região caracteristicamente mais fria no interior. A região de São Joaquim que se situa, em altitudes superiores a 1.000 m, culminando no Morro da Igreja, com altitude de 1.808 m tem uma média anual de temperatura em aproximadamente 10ºC. Nesses locais são comuns geadas e nevascas nos meses de inverno, criando paisagens cobertas de gelo e neve que lembram regiões da Europa.

          São Joaquim está localizada a uma altitude de aproximadamente 1.360 metros acima do nível do mar, na latitude de 28° 17´19´´, e na longitude de 19° 55´54´´ a oeste do meridiano de Greenwich. O Município se acha situado na parte sul do estado de Santa Catarina, em uma região bem montanhosa e campestre coma abundancia em pedras basálticas.

O NOSSO CLIMA

O clima predominante é frio e muito variável, sujeito a bruscas mudanças de temperatura. É todavia um clima seco e bastante saudável. O que faz de São Joaquim um lugar diferente é que a partir de abril os termômetros despencam sendo zero grau uma temperatura comum à cidade. O verão é o mais agradável com variações médias 18 a 20 graus. A média anual da temperatura é de 13,5°, verão fresco. Clima mesotérmico úmido, verão fresco.No relevo conta com região basáltica, planalto de superfície acidentada. Entre os diversos rios que fazem da região um berço de nascente de águas pura e frias, destacamos os rios; Pelotas, lavatudo, rio da divisa, rio Mantiqueira, são Mateus entre outros.