Neve é registrada pela primeira vez em 2017 em São Joaquim

Com chuvas constantes há mais de 10 dias, umidade que se juntou a uma massa de ar frio favoreceu a ocorrência do fenômeno. A partir de quarta-feira, 07, a temperatura começou a cair e a possibilidade aumentou, principalmente nas áreas acima de 1300 metros de altitude e mais especialmente, na cidade de São Joaquim.

E, a janela prevista para que o fenômeno ocorresse, prevista pelo meteorologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, que marcava a partir do final da manhã e início da tarde, começou a dar indícios por volta das 12h, quando os termômetros passaram a registrar a queda na temperatura. Os primeiros flocos foram registrados na localidade de Cruzeiro, interior do município e na cidade nevou forte por volta das 13h, possibilitando um espetáculo aos turistas e à imprensa que aguardava pelo fenômeno.

A rede hoteleira comemora o início do inverno com a presença da neve, tendo 75% de ocupação dos leitos. Dos 12 maiores estabelecimentos registrados junto à Secretaria Municipal de Turismo, quatro encontram-se com reservas esgotadas. Nos restaurantes, também não está diferente. Já foi registrado aumento considerável no movimento e a expectativa é que aumente ainda mais a partir da noite desta sexta-feira, 09.

Para a Secretária Municipal de Turismo, Sara Dutra Corrêa, é muito gratificante começar a estação mais fria, pois é o primeiro frio significativo, com o registro de neve. “Através de um trabalho conjunto estamos conseguindo trazer a mídia espontânea para São Joaquim novamente com a presença das principais emissoras de televisão, além dos materiais enviados aos sites e também aos impressos estaduais e nacionais”, comenta.

Porém, a secretária lamenta que com as fortes chuvas dos últimos dias, muitos acessos estão danificados dificultando a passagem de veículos e, consequentemente o acesso ao município. “Mesmo assim, só temos a comemorar e a responsabilidade ainda maior de que temos muito trabalho pela frente”, diz.

O centro de informações turísticas que se localiza na Praça Cesário Amarante encontra-se em reforma, assim como a casa do turista e a casa da cultura. Por isso, os trabalhos da secretaria, em especial das informações turísticas, estão sendo prestados na “Casa do Papai Noel”, na Praça João Ribeiro.