Projeto de troca de cartas entre alunos estimula o intercâmbio cultural

Em tempos de redes sociais, internet e jovens ultra conectados, a ideia de trocar cartas torna-se quase que remota. A era digital revolucionou as formas de comunicação, mas ainda assim, existem pessoas preocupadas em resgatar a magia e a criatividade através da escrita à mão. Foi o caso da Escola Básica Municipal Jarbas Amarante Ferreira, da localidade do Boava, em São Joaquim, que recepcioou nesta quinta-feira (15), os alunos da Escola de Educação Básica Luís Pacheco dos Reis, do município de Pescaria Brava. 

Foto: Os alunos visitaram a Villa Francioni

 

Através do projeto desenvolvido pela Professora de Língua Portuguesa, Marilea Souza dos Santos, da Escola de Educação Básica Luís Pacheco dos Reis, os alunos do oitavo ano desta escola, trocaram cartas durante cinco meses com os alunos da Escola Básica Municipal Jarbas Amarante Ferreira, de São Joaquim. Durante todos estes meses, os alunos se comunicaram através da escrita, o que incentivou também a leitura. A curiosidade acerca do anonimato dos remetentes e destinatários, causou grandes expectativas, tendo em vista, que os mesmos não puderam se comunicar por redes sociais. 

 

Nesta quinta-feira (15), o tão aguardado momento de se conhecerem pessoalmente chegou. Os alunos de Pescaria Brava viajaram até São Joaquim e foram muito bem recebidos pelos alunos da Jarbas Amarante Ferreira. Ao longo do dia, puderam conhecer o município de São Joaquim, visitando alguns lugares importantes, como o Museu Histórico Municipal – Assis Chateubriand, a Vinícola Villa Francioni e a Sanjo Cooperativa Agrícola. O momento foi de integração e intercâmbio cultural, pois proporcionou o encontro destes alunos, que compartilharam culturas, histórias e o modo de vida entre si. 

 

A Diretora da Escola Básica Municipal, Jarbas Amarante Ferreira, Angelita Antunes Guedes, reativou o projeto na instituição de ensino e comentou sobre a experiência:”Foi muito importante reativar este projeto, pois a experiência é gratificante e proporciona novos olhares e vivências para todos os alunos’’, enfatiza a Diretora, que está empenhada em dar continuidade ao projeto.

 

Em novembro, será a vez dos alunos de São Joaquim viajarem até Pescaria Brava, no litoral sul de Santa Catarina, para conhecerem o município de seus amigos, que puderam prestigiar os encantos da Serra Catarinense, mas agora  esperam empolgados para recebê-los em sua terra também. 

 

O Secretário Municipal de Educação, Fabiano Padilha, recepcionou os alunos para um almoço no rancho verde. Em discurso, o Secretário comentou sobre a ocasião:”É uma honra recebê-los em nosso município! Momentos como este são de suma importância para o desenvolvimento e integração destes alunos. A troca cultural é significativa e muito importante’’, destaca o Secretário.

Foto: Secretário Municipal da Educação, Fabiano Padilha, com a Professora de Pescaria Brava, Marilea Souza dos Santos

 

A aluna Patrini Macedo, de 14 anos, da Jarbas Amarante Ferreira, mostrou-se contente com as experiências adquiridas através do projeto:”É muito legal este resgate de comunicação por cartas. Isso gerou uma expectativa durante meses e chegar o momento de finalmente conhecer o destinatário é demais! No começo a gente fica um pouco tímida, mas a troca cultural vale muito a pena’’, frisa a aluna, que diz estar empolgada para visitar Pescaria Brava em novembro. Segundo a aluna, Raissa Francisco, da escola do município de Pescaria Brava, conhecer São Joaquim foi muito importante:”Vivenciar de perto uma cultura tão diferente é muito especial. Conhecer novas pessoas através de cartas é algo que nunca imaginei’’, finaliza a aluna. 

 

De acordo com a professora Marilea Souza dos Santos, de Pescaria Brava, a última visita que fizeram à São Joaquim foi em 2015:”A última vez que estivemos aqui através do Projeto foi em 2015 e foi muito bacana encontrar a professora Angelita, que no ano passado reativou este projeto. Agradeço a Secretaria de Educação do Município que oportunizou o momento’’, destaca a Professora.

 

A Secretaria Municipal de Educação, apoiou integralmente o projeto e pretende continuar contribuindo para que ações como esta sejam realizadas com frequencia. 



          Ana Paula Lemos

                    Assessora de Comunicação Social do Gabinete 

                 Prefeitura Municipal de São Joaquim