São Joaquim terá novo prédio do CRAS

Com objetivo de melhorar os atendimentos no CRAS, (Centro de Referência em Assistência Social), um novo prédio será construído através do programa de Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica – Convênio nº 873977/2018, Processo nº 1060562-01/2018, celebram a União Federal por intermédio do Ministério da Cidadania como parte e o Município de São Joaquim – SC.

A nova estrutura será construída ao lado do centro de acolhimento, na rua Rosalvo Albino, no bairro Santa Cruz. O terreno já foi preparado para receber a obra, que tem estimativa de iniciar nos próximos dias. A Construtora Evoluta foi a ganhadora da licitação, que ficará na casa dos R$279.593,41.
Essa ação é um trabalho de muito empenho da administração 2021/2024, em nome do Prefeito Giovani unes e da secretária de assistência social Marilda dos Santos, juntamente com toda a equipe que desenvolveu o projeto que não mediram esforços para trazer essa construção.
O novo CRAS será denominado Sandro Tarzan, em homenagem ao saudoso deputado que sempre ajudou a comunidade. O projeto de lei Nº 4.758/2020 já foi aprovado pela Câmara de Vereadores e promulgado pelo Prefeito.

O que é?
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
Serviços ofertados
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.