Nome da escola: Escola de Educação Infantil Municipal Direitos Humanos
INEP: 42116864
CNPJ APP: 11.117.507/0001-46
Endereço: Rua Gasparino Dutra, SN – Centro, São Joaquim – SC, CEP: 88600-000.
Telefone: (49) 3233-0761
E-mail: eeimdireitoshumanos@saojoaquim.edu.sc.gov.br
Redes Sociais da escola
Facebook – EEIM Direitos Humanos
Instagram – EEIM Direitos Humanos
Modalidades de Ensino:
Fase I,Fase II, Fase II-2, Fase III, Fase IV, Fase IV-2, Fase V, Fase V-2, Fase VI (integral)
SOBRE A ESCOLA
Fundada em 28/08/ 1992, pelo prefeito Rogerio Tarzan Antunes da Silva, na rua Prudente Candido da Silva, S/N, Bairro Três Pedrinhas. Cujo nome recebeu em homenagem ao doador do terreno, o senhor Nelo Souza (in memoriam). A casa construída em alvenaria, se compunha de três salas, dois sanitários, uma cozinha e uma dispensa. Contando com seis professores, cinquenta e nove crianças e duas merendeiras. Atendendo crianças de 0 à 6 anos. Após alguns anos de funcionamento, a mesma foi condenada pela sua estrutura física em 08/12/1994 e passou a funcionar na Rua Gasparino Dutra 20, Centro, anexo ao Departamento da Área Social, onde na ocasião fechou outra creche no Jardim Bandeira, quando agruparam as duas, formando uma única a qual denominou Creche Nelo Souza.
O prédio foi construído com recursos do município e do Estado, funcionava como FUCABEM, (Fundação Catarinense do Bem Estar do Menor) e atendiam jovens e adolescentes. Posteriormente passou a ser CBIA (Centro Brasileiro da Infância e Adolescência), com a mesma finalidade e clientela, o que mudou foi o nome das entidades financiadoras, que se mantinham conveniados com o Estado. Em 1998 passou seu nome para Centro de Educação Infantil Direitos Humanos, com um quadro de funcionários composto por 15 professoras, 4 estagiárias e 3 agentes de serviços gerais e um ônibus para o transporte das crianças advindas de alguns bairros da cidade. O quadro de alunos era de cem crianças, distribuídas de berçário à pré-escola, na faixa etária de 0 a 6 anos de idade. O prédio possuía três salas, um refeitório, três banheiros, uma cozinha e uma dispensa, o qual funcionava em período integral.
Esta instituição foi legalmente instituída pelo Decreto Municipal no 006/2000 que o regulariza para o funcionamento, conforme exigência da Secretaria de Estado da Educação, a qual possuía uma área construída de 271,12 m2, sendo agora uma área de serviço, uma cozinha, uma brinquedoteca, três banheiros, área de circulação (corredor), um refeitório, cinco salas de aula, uma área externa com pátio gramado. No ano de 2019 a administração Municipal, prefeito Giovani Nunes, juntamente com o Secretário de Educação Cultura e Desporto Fabiano Padilha, a diretora de Educação Roberta Karine e a Diretora de educação Infantil Edimara Borges de Oliveira uma obra de ampliação no Centro de Educação Infantil Direitos Humanos, sendo essa obra composta por duas amplas salas de aula, um banheiro feminino, um banheiro masculino e um banheiro com acessibilidade para cadeirantes e/ou portadores de necessidades especiais, um refeitório, um depósito e uma área coberta, obra esta que foi concluída no final do ano, sendo entregue para estar em funcionamento no ano de 2020.