Comitiva Portuguesa visita São Joaquim

São Joaquim 11/03/2008: Desde o ano de 2005, que as cidades de São Joaquim, na Serra Catarinense e a simpática São Roque do Pico, na Ilha de Açores em Portugal, mantêm um estreito laço de amizade de cooperação cultural e cientifica. No sentido de prestigiar esse contato, que a Prefeitura de São Joaquim recebe no dia de hoje (11) e amanhã (12) a Comitiva de autoridades da cidade Portuguesa, "Para nós é um orgulho receber essa visita, que solidifica ainda mais nossa amizade, além é claro de trazer frutos culturais e científicos a nossa região" comenta o Prefeito Municipal de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella. No roteiro da comitiva portuguesa, estão visitas aos principais elementos da economia e do turismo local, como as vinícolas e as empresas de beneficiamento de maçã.

A história do intercambia internacional começou no dia 1 de Julho de 2005, quando, em uma das deslocações da socióloga Lélia Nunes, presidente da Fundação Cultural Aníbal Nunes Pires e conselheira da Comissão Nacional de Folclore, à ilha de açores, quando recolhia de dados sobre o culto ao Divino Espírito Santo, levado pelos nossos antepassados portugueses e ainda hoje fortemente enraizado em Santa Catarina. Por ser casada com um joaquinense e observar as incontáveis semelhanças entre São Roque do Pico e a cidade de São Joaquim Lélia propôs o intercambio. Posteriormente, a 21 de Novembro, no salão nobre da Câmara Municipal de São Roque em Portugal, foi assinado pelo eng. Manuel Joaquim Costa e pelo Prefeito Newton Fontanella um protocolo de cooperação cultural e científica entre o município de São Roque e a Prefeitura de São Joaquim. Sendo um dos propósitos da cooperação o incremento do intercâmbio cultural.

São Roque do Pico é uma vila portuguesa na ilha do Pico, Região Autónoma dos Açores, com cerca de 1 400 habitantes. É sede de um município com 144,31 km² de área e 3 629 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a sul pelo município de Lajes do Pico, a oeste pela Madalena e a norte tem litoral no oceano Atlântico. A cidade foi fundada em 1542. Sua economia tem como base a agricultura e a vitivinicultura e assim como São Joaquim, possuem um altitude consideravelmente alta e regiões frias.