Ministério do Turismo Apresenta estudo de competitividade dos Destinos Indutores de Turismo

O foco de uma teleconferência, que será transmitido diretamente do auditório da CNC no Rio de Janeiro, das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília). Para assistir ao programa no Rio e em outros Estados o evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rede Vida (Canal 6A2 – TV Executiva da Embratel). Trata-se da apresentação do estudo de competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). São Joaquim, Bal Camboriu e Florianópolis foram um dos destinos estudados pela Fundação. O Prefeito de São Joaquim foi especialmente ao Rio de Janeiro, para participar deste importante evento.

O programa abordará detalhes da metodologia de avaliação utilizada no estudo e os primeiros resultados sobre o potencial competitivo desses destinos que, após serem capacitados e dotados de padrão internacional de qualidade, servirão de modelos para o turismo em todo o Brasil.

A teleconferência será dividida em dois momentos. Numa primeira mesa, participarão os gestores das instituições parceiras: Marta Suplicy, ministra do Turismo; Antonio Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC); Albano Franco, deputado e presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados; Paulo Okamoto, diretor-presidente do Sebrae Nacional; e Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da FGV.

Num segundo momento, serão feitas explanações técnicas e debate pelo: professor Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV, também coordenador do estudo de competitividade; Airton Pereira, secretário de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo; Tânia Brizolla, diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo; Léa Viveiros de Castro, professora e diretora de Educação Profissional do Senac Nacional; e Dival Schmidt, coordenador de Projetos de Turismo do Sebrae.

Os 65 destinos turísticos são frutos de um trabalho realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) desde 2003, com o qual todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, apresentaram três produtos de qualidade turística. No ano de 2004, foi criado o Programa de Regionalização para ordenar e trabalhar esses novos produtos apresentados. Com a realização do I e II Salão do Turismo – Roteiros do Brasil – foram apresentados os produtos mais lapidados e preparados para a comercialização, dos quais, em sua última edição, no ano de 2006, foram destacados 87 roteiros pelas Unidades de Federação, considerados em estágio avançado de organização. Com o novo PNT(Plano Nacional de Turismo), 65 destinos foram priorizados para alcançar a meta de padrão de qualidade internacional, com representantes de todos os Estados do País. Em Santa Catarina são três destinos escolhidos: Bal. Camboriu, Florianópolis e São Joaquim na Serra Catarinense.