CELESC e Prefeitura firmam parceria para implantar projeto de aquecimento em creches
São Joaquim (20/02/2013) – O prefeito Humberto Luiz Brighenti, juntamente com seu Vice Uladimir Demeciano, receberam na tarde da ultima Terça-feira(19) membros da CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina) para estabelecerem uma parceria muito importante para o Município de São Joaquim, que é a instalação de um equipamento chamado recuperador de calor em creches da cidade.
Estavam na Reunião o Prefeito Humberto, o vice Uladimir Demeciano, também a assessora de responsabilidade Social da CELESC, a senhora Viviane Bleyer Remos, o coordenador estadual do projeto, o senhor Jacó da Rocha, o gerente Geral da CELESC de São Joaquim, Setembrino Padilha que discutiram os detalhes da parceria entre a Prefeitura e a CELESC.
Para a Senhora Viviane Bleyer Remor, esse projeto e muito importante para São Joaquim, pois será de suma importância e atenderá necessidades durante o rigoroso inverno joaquinense, e dará água quente durante todo o ano com uma grande economia de energia, "a pessoa terá água quente, durante todo o ano e não custará nenhum centavo" explicou Viviane.
Para o Prefeito Humberto, essa parceria será de grande valia, pois todas as 14 creches de São Joaquim vão receber o equipamento, e as crianças terão água quente por todo o ano, isso dará mais qualidade de vida e vai melhorar a estadia dos pequenos joaquinenses em suas creches, principalmente durante o inverno, e com custo de energia zero, " Essa parceria e muito boa, vamos colocar a primeira parte em pratica o quanto antes, e depois tentaremos colocar em todas as escolas da cidade" frisou Humberto.
Os equipamentos serão instalados nas 14 creches de São Joaquim, segundo a organização, isto será feito antes da chegada do inverno, para dar melhores condições aos alunos que frequentam as instituições de ensino.
O que é o equipamento recuperador de calorO Aparelho consiste em utilizar o calor da chaminé dos fogões a lenha, e transformar em energia, direcionando a água quente para um boiler, deixando armazena essa água podendo ser usado no chuveiro e nas torneiras.
O recuperador de calor, com vida útil estimada em 20 anos, já teve cinco protótipos construídos e continua sendo aperfeiçoado.