Administração faz prestação de contas do evento dos 130 anos de São Joaquim

Mais de 2 mil pessoas prestigiaram o evento em comemoração aos 130 anos de São Joaquim realizado em 07 de maio, na Praça Cesário Amarante. Entre as atrações, teve passeio ciclístico, exposições de plantas e flores ornamentais, tendas de conscientização, apresentações artísticas e culturais, além do corte do bolo confraternizando com o público presente.

Ao todo foram gastos R$ 25.573,57 para a realização do evento. A secretária municipal de Turismo, Sara Dutra Corrêa ressalta que graças às parcerias o custo foi reduzido. “O município não dispunha de todo o recurso para fazer o aniversário dos 130 anos de emancipação política e administrativa. Porém, após reuniões decidimos com a equipe gestora que buscaríamos parceiros para realizar o evento. E, foi o que fizemos”, comenta.

Sara menciona ainda que foi emocionante quando todo o comércio apoiou e abraçou as comemorações, cada um doando um pouco, o que tornou a confraternização numa proporção maior que o previsto. “Desde os ingredientes para o bolo, assim como balões, velas, impressão dos convites com a programação, cachê dos artistas locais, entre outros, não oneraram em custo para o município”, diz.

Para o diretor de Compras da Prefeitura de São Joaquim, Lucas Silva, foi fundamental comemorar os 130 anos junto à comunidade e mais importante que isso, com o menor custo. “Devemos tratar com seriedade o dinheiro público e conseguimos proporcionar a todos um dia espetacular, com muito trabalho e empenho por parte de toda a equipe. Importante falar também que o custo do evento foi pequeno. Em outras comemorações os gastos superaram R$ 100 mil e acredito que não ficaram na lembrança dos munícipes”, afirma o diretor. Ainda segundo ele, prestar contas à população é dever de todos os gestores. “Isso é transparência”, finaliza.

O bolo com mais de 500 quilos envolveu aproximadamente 20 pessoas. “Voluntários e colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social foram responsáveis pela confecção e montagem do bolo gigantesco de aniversário do município. Salientamos mais uma vez que com a parceria da comunidade se torna mais fácil realizar ações”, explanam o prefeito e vice-prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes e Maurício Yamashiro.

De acordo com a secretária Sara, a equipe da imprensa, foi fundamental, pois se fossem investidos recursos na divulgação do evento os valores ultrapassariam R$ 3 mil. No entanto a maioria dos meios de comunicação foram parceiros.

A realização do evento foi da Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores de São Joaquim com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, da ACISJO e Núcleo Jovem da ACISJO.