9ª Trilha da Maçã e do Vinho acontece em 1º de julho
A trilha deste ano acontece na localidade de Três Pedrinhas, distante cerca de 9 km do Centro da cidade e acontecerá nas propriedades de dois integrantes do Jeep Clube São Joaquim, Celso Camargo e Mauro Flores.
O trajeto total da trilha será de 27 km entre deslocamento e trilha em meio às matas e campos alagados. Na entrada da trilha acontece a tradicional distribuição de cachaça com mel para aquecer os participantes e também maçãs.
O evento inicia na sexta-feira (30), na sede do Jeep Clube São Joaquim no Parque Nacional da Maçã, no antigo espaço carreteiro. Os jeepeiros que vem de outras cidades serão recepcionados com um delicioso jantar acompanhado de música ao vivo. A música ficará por conta de Matheus Estevão e sua banda vindos da cidade de Orleans – SC.
São esperados mais de 130 veículos off-roads de todas as partes do estado e de outros estados brasileiros. No local de recepção aos jeepeiros haverá também lugar de acampamento para aquelas pessoas que decidirem ficar no parque. Serão disponibilizados dois pavilhões para área de camping onde também haverá local para descarregar os jeeps que chegarem em caminhões.
Após a largada o comboio passará pelo Centro, seguindo em direção à aventura. Este ano haverá um diferencial, as inscrições para o evento irão começar na sexta-feira no local do jantar. A largada para o evento acontece no sábado, 1º de julho, no Auto Posto da Serra Shell às 8h da manhã.
Adrenalina
Na primeira parte do trajeto os participantes irão passar por rios rasos de fácil passagem em busca dos famosos banhados. O objetivo da organização é que nesta primeira parte, a trilha seja mais light para não atrasar o tradicional churrasco que será servido na fazenda de Celso Camargo.
A segunda parte da trilha será mais técnica com morros onde serão testadas as habilidades dos motoristas. Logo no início da segunda parte da trilha, os participantes terão que passar por um córrego onde irão chegar ao Morro do Tombador, que será descido para não acontecerem acidentes. Logo à frente os participantes terão a opção de subir o conhecido Morro da Raiz ou passar pelo desvio.
Após o obstáculo do Morro da Raiz, os participantes andarão mais um trecho até a chegada da Chapada onde a vista é magnífica. Poderão avistar as paisagens dos campos de cima da serra. Inclusive, deste ponto é possível avistar a cidade de São Joaquim. Neste local acontece o final da trilha a descida do Morro da Viúva, um morro íngreme que deverá ser descido com muito cuidado para então chegar ao final do evento com a tradicional fogueira junina.
Importante salientar que em todo o trajeto do evento haverá equipes de apoio para auxiliar os jeeps que porventura possam quebrar ou não consigam transpor os obstáculos. Duas retroescavadeiras, cinco tratores e mais de 30 jeeps irão auxiliar nos trabalhos de apoio.