CREAS realiza ciclo de palestras em escolas sobre violência

Nesta quinta-feira (01), a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), deu início ao ciclo de palestras em  parceria com a  Secretaria de Educação referente a temas envolvendo violência e agressividade. A escola atendida hoje (01) foi a EBM Maria Aparecida Nunes. Na próxima quinta-feira (08) a escola que receberá o CREAS será a EBM Octávio Antunes de Souza, da localidade do Bentinho.

A fim de atender as crianças da educação básica dos anos finais, do 6° ao 9° ano, o ciclo de palestras pretende prevenir e alertar sobre assuntos referente a violência e agressividade. O projeto é intersetorial, envolvendo as Secretarias da Educação, Assistência Social, Saúde e ocorrerá, nestes moldes, até dezembro de 2019.

 

Você conhece o CREAS?

O que é? 
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Serviços ofertados
A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Formas de Acesso
Procure o Creas do seu município ou região. Essa unidade é pública e os serviços são gratuitos.

O cidadão também pode ser encaminhado ao Creas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (como o Ministério Público).

Caso no seu município não tenha um CREAS, procure na prefeitura o setor responsável pela assistência social.