Formação sobre práticas integrativas e complementares em saúde aconteceu em São Joaquim



Realizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), através da Secretaria Municipal de Saúde, a formação e motivação para o trabalho com práticas integrativas e complementares em saúde aconteceu no auditório  Suzana Scoss Bianchini, na tarde desta terça-feira (22). 

 

A formação teve como objetivo apresentar e discutir sobre as PICS, que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), nomeadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), que foram normatizadas e institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em maio de 2006.

 

O momento contou a presença do deputado Padre Pedro Baldissera, que em 2017 apresentou o projeto de lei 440/2017, que propôs a inclusão das PICS e a consolidação da Farmácia Viva no SUS de Santa Catarina. O projeto foi aprovado por unanimidade , sancionado e transformado na Lei 17.706, de 22 de janeiro de 2019.  A lei regulamenta e impulsiona uma política já prevista no Brasil e colocada em prática em diversos municípios e estados.

 

A formação foi ministrada pelo Alesio dos Passos Santos, Coordenador do projeto Farmácia da Natureza itinerante, juntamente com Viviane Corazza, Farmacêutica bioquímica, que também atua no projeto Farmácia da Natureza itinerante. Ambos especialistas, compartilharam os saberes acerca da Fitoterapia, que compreende o tratamento que é feito através de plantas medicinais.