Prefeitura de São Joaquim recebe doação de nova ambulância para o SAMU 192

O Ministério da Saúde está entregando as novas ambulâncias do SAMU 192 para os municípios que estão em dia com os órgãos de fiscalização do serviço, sendo assim, o Município de São Joaquim foi contemplado com uma nova ambulância para os atendimentos pré-hospitalares da população.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

“Estamos muito satisfeitos com a doação desta ambulância, pois o Governo Federal utiliza de critérios específicos para destinar tais bens, e graças ao serviço qualificado da equipe e do administrativo, da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de São Joaquim cumprimos com todos os requisitos.

O serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU 192) cobre cerca de 85% da população brasileira e a alcança mais de 173 milhões de pessoas em todo o país. Há cinco anos não recebíamos uma ambulância para os atendimentos de suporte básico e agora a população de São Joaquim receberá um atendimento ainda melhor e mais seguro em todas as localidades.’’ Afirma e enfermeira Paula Ferreira Mattos, Coordenadora do serviço no município.

É importante ressaltar que o SAMU 192 no estado de Santa Catarina tem seu custeio dividido, ficando a Unidade de Suporte Avançado – USA UTI móvel sob gestão do Governo do Estado e a Unidade de Suporte Básico – USB sob gestão do Governo Municipal, portanto, esta é a primeira ambulância em cinco anos que é específica para o atendimento básico pré-hospitalar dentro de São Joaquim, não podendo ser realocada ou destinada para outros fins.

Leia a matéria na íntegra em: