Reuniões com o trade turístico são destaques da semana na Secretaria de Turismo

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio reuniu-se presencialmente com o trade turístico do município, representado através  dos setores de hospedagem e gastronomia. As reuniões aconteceram em duas etapas, sendo na terça-feira (24) para o setor de hospedagem, e na quarta-feira (25) para o setor da gastronomia, seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Com o intuito de ouvir os anseios dos setores, as reuniões foram conduzidas pela secretária municipal de Turismo, Adriana Cechinel Schlichting, e pelo turismólogo do município, Marcelo Di Jura. Entre tantos assuntos discutidos, o encontro teve o foco principal de incentivar a união dos setores e reforçar a importância do Cadastur para os respectivos negócios e para o município.

Na oportunidade, a secretária de Turismo, Adriana, comentou sobre a importância do cadastro:”Precisamos formalizar o nosso trade dentro do Cadastur, porque o cadastramento impõe ordem e legalidade para que os empreendimentos entrem como destinos oficiais para o evento da Braztoa, que acontecerá na região. Além disso, o cadastro oferece uma série de benefícios ao setor, como o acesso a financiamentos e incentivos que elevam os negócios dentro do turismo’’, frisou a secretária.

Após as reuniões, a secretaria se disponibilizou para auxiliar o trade no cadastramento. O objetivo é atingir uma alta cobertura no Cadastur, para que o trade regularize as atividades e formalize a participação no setor.

Saiba o que é o CADASTUR

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

É um cadastro gratuito e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Quais os benefícios do cadastro?

Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;  Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.