Secretaria de Educação adere ao Programa ‘Tempo de Aprender’

 

Após visita ao Ministério da Educação, em Brasília, o prefeito Giovani Nunes, e o secretário de Educação, Fabiano Padilha, retornaram com algumas metas para serem aplicadas na educação municipal. Uma delas, era aderir ao Programa do Governo Federal, “Tempo de Aprender’’, que agora, se tornou realidade para o município. Recentemente, o prefeito e o secretário assinaram o termo de adesão do programa, que objetiva o processo de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país.

 

 

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender é destinado à pré-escola e ao 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital. Além disso, propõe ações estruturadas em quatro eixos: 1- Formação continuada de profissionais da alfabetização, 2- Apoio pedagógico para a alfabetização, 3- Aprimoramento das avaliações da alfabetização, 4- Valorização dos profissionais de alfabetização.

 

Reconhecendo a importância da família, o Ministério da Educação criou o programa “Conta pra mim’’, que vai promover as práticas de literacia familiar e o município distribuirá o material para as escolas.
O secretário, Fabiano Padilha, comenta feliz sobre o programa:’’Essa é uma grande iniciativa que implantamos no município. Acreditamos na forma dinâmica e estratégica de trabalhar com a alfabetização.

 

A Literacia familiar é uma jornada que aproxima pais e filhos por meio do diálogo e da leitura. O programa “Tempo de Aprender’’, vem justamente para avaliar o processo de alfabetização de uma maneira eficiente, enxergando as deficiências no percurso e construindo caminhos de acesso ao tema’’, enfatizou o secretário.