Jurados avaliam frutas concorrentes para o 1º concurso de qualidade da Maçã Fuji
Aconteceu na tarde de terça-feira (16), o júri técnico que definiu os vencedores do primeiro concurso Nacional de qualidade da Maçã Fuji. As cultivares concorrentes no concurso foram a Fuji, Fuji Suprema e Fuji Mishima, além também dá mais pesada.
A região de São Joaquim, em Santa Catarina, é conhecida pela produção de maçãs de alta qualidade, com destaque para a cultivar Fuji. Para incentivar ainda mais essa atividade econômica e valorizar a indicação geográfica da região, foi realizado o 1º Concurso Nacional da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A divulgação dos vencedores será durante a 23º Festa Nacional da Maçã em setembro.
O julgamento dos lotes concorrentes aconteceu na sede da Associação de Funcionários da Epagri, na Estação Experimental de São Joaquim, com especialistas em fruticultura. _“Nós já temos a estrutura para realizar esse júri, e o formato de como fazer esse concurso, fizemos uma pequena adaptação para ser só do cultivar Fuji e como sempre os produtores levaram frutas de extrema qualidade, com amostras muito boas”_ explicou Marlon Francisco Couto, gerente regional de extensão rural da EPAGRI de São Joaquim.
Esse concurso faz parte da 23ª Festa Nacional da Maçã, que acontece em Setembro de 2023, organizado pela Prefeitura Municipal de São Joaquim, que visa buscar a divulgação da qualidade das maçãs produzidas no município, essas as grandes estrelas da festa. _“A ideia de retomar o concurso de qualidade foi com o intuito de valorizarmos ainda mais nossa maçã que tem o selo de indicação geográfica e também valorizar cada vez mais o nosso produtor, com isso queremos trabalhar para que o produtor esteja mais unido e elevar ainda mais nosso produto e divulgar em território nacional”_ salientou Adriana Cechinel Schlichting de Martin, secretaria de Turismo de São Joaquim.
O evento foi para os fruticultores da área de abrangência da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim e organizado por diversas entidades como PREFEITURA DE SÃO JOAQUIM SC, AMAP, SEBRAE, EPAGRI, CIDASC, ASSEA. Off 1 – Aconteceu na tarde de terça-feira