Equipes da Assistência Social realizam abordagens em pessoas de situação de rua

Praticamente todos os dias essas pessoas são abordadas pelas profissionais, mas muitos não querem ser atendidos ou receber auxilio, dificultando o trabalho social.

Na tarde de segunda-feira (24), a equipe do CREAS de São Joaquim, com o apoio da Polícia Militar, realizou Abordagem Social no centro da cidade com o objetivo de incluir na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas as pessoas em situação de rua.
O trabalho realizado compreende a verificação de vínculos familiares, o contato com estes, e a verificação de viabilidade de retorno à cidade de origem ou local mais próximo. É importante salientar que estas intervenções têm acontecido com frequência diária.
Os casos em sua maioria, são de pessoas migrantes para trabalho na safra da maçã. Por este motivo, a maioria recusa atendimento do CREAS alegando que já possuem local de trabalho definido ou que estão aguardando os proprietários dos pomares irem buscá-los em locais de encontro definidos pelos empregadores (como as praças centrais ou a rodoviária).
A equipe do CREAS solicita que a população joaquinense, ao presenciar pessoa em situação de rua, encaminhe-a até o CREAS ou até a Secretaria Municipal de Assistência Social, para que esta pessoa seja devidamente atendida.
A titulo de informação, salienta-se que compete à assistência social do município apenas ofertar os benefícios eventuais existentes, que são passagem e hospedagem temporária (e que esta última não está sendo ofertada por falta de interessados em contratar com o município para este fim). A Lei que regulamenta os benefícios eventuais é a LEI 4.467/2017, disponível no site da Prefeitura Municipal de São Joaquim para consulta.
No ano de 2021, foram ofertados pela secretaria de assistência social e CREAS 450 atendimentos de benefícios eventuais de passagem, hospedagem temporária, aluguel social e alimentação.

WhatsApp para contato: 991451964