Obras que ninguém vê!
Hoje o município de São Joaquim torna-se umas das cidades da Serra Catarinense que mais investe em obras. Tendo uma administração equilibrada financeiramente e dando assim continuidade a ações importantes para a comunidade joaquinense, a Secretaria Municipal de Obras e Viação impõe um forte ritmo de trabalho desde o inicio do ano. Muitas dessas ações ficam esquecidas pela população, por ser localizarem em locais de pouca visibilidade, mas que tem a sua devida importância para a urbanização do município.
Somente no mês de maio de 2006, foram aterrados mais de 590 tubos de diversos tamanhos, para atender as necessidade de infra-estrutura de obras. Como por exemplo na estrada geral que leva até a comunidade do Caiamba no interior do município, que sofria constantemente com problemas de enchentes devida a grande vazão de água de uma córrego. Foram utilizados mais de 24 tubos de um metro de diâmetro e cinco dias de trabalho intenso. %u201CSão atividades de extra importância, é como um trabalho de bastidor, estamos empenhados em dar a melhor condição de estrutura a toda a comunidade%u201D salienta o Secretário de Obras Rui Lorezenti.
Outra importante ação, e vista por poucos, foi à preparação do terreno para construção do passeio público na marginal da SC 438 sentindo a Lages. A Secretaria de Obras, teve que construir um grande muro com base em pedras, para poder aterrar e alargar o acostamento da rodovia. Ao todo são mais de 300 metros lineares de muro, em um total de 1800 metros cúbicos de pedra, que formaram assim um paredão com mais de um metro e meio de altura. Foram necessários três meses de trabalho, para que tudo ficasse pronto. A obra do passeio público é encampada e realizada totalmente com recursos prórpios e por funcionários da Secretaria de Obras. %u201CIsso mostra que temos competências para fazer isso. Estamos mudando a cara de São Joaquim, hoje quem chega já nota a diferença.%u201D Ressalta Rui.