Programa de repovoamento lança mais de 70 mil alevinos na região de São Joaquim

Aconteceu na manha de hoje, a soltura de mais de 70 mil alevinos de peixes da espécie Curimba-Grumatão, jundiá, lambari e saicanga. A ação aconteceu em conjunto com as bases avançadas de pesquisa do Ibama de Painel e Chapecó, e da Secretaria Municipal de Agricultura de São Joaquim através do programa de repovoamento da bacia do rio Uruguai que acontece devido ao convenio com Tractebel Energia e Consorcio Itá S.A.

Até o momento já foram soltos nos rios da Serra Catarinense, mais de 1.650.000 alevinos de peixes nativos. O principal objetivo é a recomposição dos estoques ictiofaunisticos da bacia do rio Uruguai, utilizando-se a principio espécies mais capturadas pelos pescadores profissionais e amadores. Com o programa, acontece a conscientização de pescadores  profissionais e amadores da necessidade de preservação dos recursos pesqueiros através da pesca sustentável, limitando quantidades coletadas ao consumo familiar entre outras ações de preservação. Segundo João Luiz Farias Bueno, gerente da Base de Pesquisas IBAMA na cidade de Painel, existe ainda a necessidade de despertar na população a necessidade dos cuidados com os rios da região.

Ao todo foram cinco pontos de solturas, que se localizaram em dois pontos no rio  Lavatudo, Rio Paisano, Rio Antonina e Rio Pericó. Segundo André Spolti, membro da Secretaria Municipal de Agricultura, em março deverá acontecer outra soltura de alevinos. "Estaremos fortalecendo a educação ambiental para que essa ação tenho resultado" comentou Spolti.