Proposta final do novo Plano Diretor está pronto e será entregue nos próximos dias ao Prefeito e Câmara de Vereadores.

O Conselho de Desenvolvimento Urbano, realizou na noite do dia 19 a última reunião técnica e deliberativa para elaboração do novo Plano Diretor de São Joaquim. Agora a proposta final elaborada, ao longo de quase dois anos, será entregue em alguns dias ao Prefeito de São Joaquim, que repassará a Câmara de Vereadores para aprovação final.

Na avaliação do Presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano de São Joaquim, Luiz Carlos Goulart, os trabalhos aconteceram dentro da normalidade "Um dos fatos que mais chamou atenção foi a participação efetiva da comunidade" salienta ele.

Segundo os dados do próprio Luiz Carlos, nas 70 reuniões participavas mais de 1mil pessoas participaram, apresentando sugestões e alterações na construção do novo Plano Diretor, "Está tudo documentado e isso dá peso e credibilidade a proposta final" reforça ele. Um dos trabalhos que já se iniciou, foi à mobilização das lideranças políticas na Câmara de Vereadores, para que o projeto tramite de forma tranqüila e seja aprovado de forma rápida. Se isso acontecer São Joaquim será uma das primeiras cidades na serra catarinense e ter seu novo Plano Diretor aprovado.

O Plano Diretor é um programa de participação da sociedade sobre os rumos que a cidade deve tomar para o futuro, de forma que seja melhor para todos os cidadãos. O Plano permite que você opine sobre o que é melhor para sua idade cobrando do poder público as ações que farão com que você tenha uma cidade de todos. Trata-se  de uma iniciativa governamental para que as cidades se adeqüem ao Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001). O Estatuto estabelece maneiras de tornar a sua cidade um lugar melhor para se viver e, permite que a população participe de todo o processo. De forma sucinta o Plano estabelece como ocupar o solo de forma ordenada aproveitando a infra-estrutura da cidade. Ruas, casas, iluminação pública, saneamento, espaços públicos e diversos outros assuntos ligados ao bem-estar da população.