Garotos ralam na pista de Skate construída pela Prefeitura

Mauro Maciel
JORNAL CORREIO LAGEANO

Os pintores ainda estavam concluindo seu trabalho e os garotos já realizavam manobras radicais na pista de Skate recém implantada pela prefeitura, as margens da rua Domingos Martorano. Cada minuto era precioso para compensar os anos de espera pela obra, que agora atrai pessoas de toda a cidade. A curiosidade é que a maioria deles usa bicicletas para superar os obstáculos de concreto.

Cristian Geovani Lima, 14, anda de bicicross desde os cinco anos e avalia, que até então São Joaquim não tinha um local adequado para a prática desse esporte ou do Skate. %u201CNão tínhamos onde andar e construímos uma pista de terra, as margens da estrada que serve de acesso ao parque de exposições%u201D.

Agora, a pista de skate se tornou ponto de reunião da garotada. Eles falam que mal conseguem esperar a conclusão dos serviços. Assim que dá uma brecha, entram na pista. Só saem quando estão atrapalhando os operários.

A pista fica no bairro Três Pedrinhas, mas já foi municipalizada pela criançada. Praticamente todos os que andam de Bike, residem em outros bairros. Michel da Silva Oliveira mora no Madre Paulina e atravessa a cidade para acompanhar sua turma.

Para Cristian, falta agora que alguém promova um campeonato, onde eles possam demonstrar sua habilidade. %u201CIrá servir também para incentivar que outros iniciem na bicicleta ou no próprio Skate. O local já temos só falta organizar%u201D, enfatiza o adolescente.

A pista está sendo executada pela empresa Phoenix e ao seu lado está sendo concluída uma quadra polivalente. Essa será a quarta unidade implantada na cidade nos últimos anos. As obras fazem parte de um projeto da Secretaria de Educação, colocado no orçamento desse ano.

A secretária responsável pela área, Rita de Cássia Jesus, avalia que a idéia de se promover um campeonato dessas modalidades é válida e será repensada. %u201CEstamos melhorando a infra-estrutura de esporte na cidade e precisamos da participação da comunidade, que além de utilizar, deve preservar%u201D salienta a Secretaria.