Outubro Rosa

Mais uma vez o mundo não acabou (graças a Deus) e chegamos em Outubro (finalmente!). Esse mês maroto, marcado pela cor rosa, é reconhecido mundialmente e de quebra ainda realiza uma campanhasuper relevante para as mulheres de todas as idades, classes, etnias e por aí vai. Já sabe do que eu tô falando, né? Outubro Rosa, é claro.

Antes de descobrir um carocinho na minha mama direita, eu sequer sabia direito o que era o Outubro Rosa. Tinha consciência de que era sobre o câncer de mama, mas achava que esse tipo de campanha não era para a minha idade, já que eu tinha 19 anos e acreditava que essa doença só alcançava as pessoas mais velhas.

 

Graças a Deus, depois de mil e um exames, descobri que ele era benigno mas que era preciso retirá-lo para que eu pudesse fazer um autoexame com mais segurança. Desde então, sempre vou ao mastologista e, toda vez no banho, dou aquela apalpadinha rápida com a ajuda do sabão.

Moral da história? Outubro Rosa é um mês importante, mas ele deveria ser aplicado a todos os dias do ano. Não deixe para passar a se cuidar depois que o “susto” tomar conta de você, sabe? Antes prevenir do que remediar, né não? 🙂

1. Autoexame

Mana, as características de nossos seios podem mudar de um dia para o outro! Logo, não é só no Outubro Rosa que você deve analisar as próprias mamas! De acordo com o Instituto Oncoguia, o recomendável é fazê-lo uma vez ao mês. É rapidinho, pode ser feito no banho e qualquer coisinha estranha que você reparar pode ser resolvida rapidamente indo à mastologista!

Tem um infográfico super bonitinho que sempre uso de referência para examinar os meus! Dá uma olhadinha nele aqui abaixo e introduza essa técnica de se conhecer mais pelo menos uma vez ao mês e pode apostar que, com esse cuidado tão de pertinho, qualquer probleminha será mais tranquilo de se resolver!

Créditos: Coração é Vida

Autoexame de mamas – 1

Créditos: Coração é Vida

Autoexame de mamas – 2

Créditos: Coração é Vida

Autoexame de mamas – 3