29° Jogos Abertos de São Joaquim – A simbologia da Chama Olímpica

Um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos na Era Moderna é a Tocha Olímpica. Nos Jogos Abertos de São Joaquim, a representação simbólica deste ato se tornou tradição. Acender a Chama Olímpica é uma responsabilidade direta com o esporte. Assim, em todas as edições, a diretoria de esportes nomeia um cidadão Joaquinense para acender e firmar este compromisso. Nesta edição, o joaquinense Paulo Lemos, foi o escolhido, justamente por estar contribuindo para o esporte na região há muitos anos.

Conheça um pouco da história de Paulo Lemos, popularmente conhecido como “Gibi”:

Há mais de 12 anos, o joaquinense Paulo Lemos, de 49 anos, contribui assiduamente para o esporte em São Joaquim. Desde pequeno, foi apaixonado pelo o esporte, mas foi na adolescência que teve essa paixão aflorada. Participou de diversas edições dos Jogos Abertos como atleta. Jogou futsal como goleiro e descobriu que era dentro da quadra, entre quatro linhas, que ele se encontrava. Não necessariamente como atleta, Paulinho, mais conhecido como Gibi, sentiu que podia fazer a diferença na vida das pessoas através do esporte. Autodidata, começou a estudar o futsal em casa e numa tarde de domingo, há 12 anos atrás, reuniu a garotada da vizinha para um jogo na quadra do Manoel Cruz. Sem muitos recursos, começou semanalmente a fazer encontros, onde ensinava sobre futsal para estes garotos. Aos poucos, chegavam mais e mais crianças. Paulinho foi ficando conhecido e oficializou o seu hobby  como ‘’escolinha de futsal’’. Começou a disputar campeonatos com as categorias de base, tanto no masculino, quanto no feminino, e gerou resultados surpreendentes. Dentre eles, os mais marcantes:

Campeão na Taça Lages com a categoria sub 15 masculino – 2010

Campeão Copa Urubici sub 15 masculino

Campeão Invicto nos Jogos Abertos com o futsal feminino

Participação no Jocol em 2016

Além disso, participou de duas edições do estadual de futsal com as categorias de base sub 13 e sub 15 pela Nova Serrana.

Hoje, a escolinha do gibi, conta com mais de 100 atletas, da categoria sub 5 ao feminino adulto. Uma brincadeira despretensiosa, se tornou sua maior paixão. Hoje, o treinador, não se imagina longe do esporte!

A Prefeitura Municipal de São Joaquim, agradece Paulo Lemos pelo comprometido com o esporte!