Inclusão na escola: Modelo de inspiração para o sucesso na João Inácio de Melo
Na tarde desta última quinta-feira (14), a E.B.M João Inácio de Melo da localidade de Santa Isabel realizou a devolutiva do projeto “Buscando uma Educação inclusiva na escola”. Hoje, muitas são as dúvidas sobre como receber e se adequar a crianças com algum tipo de deficiência.
No ambiente escolar, tratar sobre isso tem um grande peso de responsabilidade. Antes de mais nada, sabemos é que a inclusão social nas escolas deve ser reflexo de uma cultura de educação mais humanizada.
Nisso, toda a escola se mobilizou para tratar sobre esse assunto. Contando hoje com dois alunos de necessidades especiais, é de suma importância trabalhar e apresentar maneiras e formas de adequação e adaptação.
“Nós desenvolvemos esse projeto com o intuito de mobilizar a inclusão nas escolas, pois encontramos um caminho despreparado e a comunidade escolar precisa de nossa ajuda. Por isso, devemos trabalhar para que quando o aluno especial chegar, a escola esteja preparada e a adaptada” relata a Aline, 2ª professora e uma das idealizadoras do projeto.
A tarde na escola se tornou palco de diversas apresentações e apelos sobre o assunto. Alunos, pais e professores se envolveram para que juntos fizessem a escola ainda mais inclusiva. O evento contou também com a presença do casal Nazareno e Luzia, onde num bate-papo descontraído contaram um pouco do seu cotidiano e apresentaram seu material artesanal. Os alunos também preparam um material inclusivo, produzido dentro do projeto, música, dança, teatro e textos movimentaram a escola, onde diversas apresentações comoveram e emocionaram a plateia, como a dos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) interpretando em libras a música “Era uma vez” da cantora Kell Smith. Outro momento que chamou a atenção foi a Professora de Educação Especial, Ana Paula, ler ao casal Nazareno e Luzia a mensagem que estava sendo transmitida em um vídeo institucional do projeto.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a equipe da APAE estiveram também prestigiando o evento.
Se todos aprenderem a enxergar a inclusão social como um aprendizado conjunto, o processo será muito mais vantajoso. Apesar dos cuidados de que precisam, as crianças especiais tem muito a ensinar sobre resiliência, respeito e capacidade de se superar!