Parecer da Secretaria Municipal de Turismo diante das visitas realizadas ao trade

A equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Joaquim realizou na última sexta-feira e sábado, 22 e 23 de maio, diversas visitas de orientação ao Trade Turístico de São Joaquim. Ao todo foram feitas 20 visitas que incluíram hotéis, pousadas, restaurantes, similares e lojas, especificamente, que atendem aos turistas que visitam a região. 

 

A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Adriana Cechinel Schlichting explica que a intenção foi orientar os estabelecimentos, baseados no decreto 191/2020, que tornou obrigatório o uso de máscaras, sob pena de multa, além de limitar a capacidade de atendimento em 50%. “Estamos recebendo nossos turistas mas atendendo diversas orientações para combatermos a disseminação do novo coronavírus. Nosso inverno está todo pela frente, e para continuarmos trabalhando é fundamental obedecermos as orientações sanitárias para garantirmos a saúde do cidadão e do turista”, afirmou. 

 

Durante as visitas, foi identificado que a taxa de ocupação da rede hoteleira urbana em São Joaquim está em aproximadamente 10%. “Observamos que os turistas estão buscando a cidade, mas a ocupação em 50% que é a exigida foi verificada apenas empreendimentos mais afastados da cidade, onde há a oferta de pousadas e cabanas que proporcionam mais distanciamento”, informou o turismólogo Marcelo Alves Di Jura. 

 

Ele acrescentou que o trade turístico visitado tomou as providências exigidas pelo decreto e os turistas que estão na cidade tem seguido as regras. Na oportunidade a equipe discutiu outras ações importantes para o setor, levantando demandas e discutindo ideias para fortalecer o turismo.