Prefeito decreta Luto Oficial pelo falecimento de Osni Vieira

O Prefeito Municipal de São Joaquim, Giovani Nunes, decretou no sábado, 19 de maio de 2018, um decreto municipal, em razão do falecimento de Osni Vieira, Ex-Prefeito de São Joaquim.

Osni faleceu na sexta-feira, 18 de maio, aos 94 anos de idade. Pessoa muito querida e respeitada na sua comunidade. Ele um legado de boas referências. Exemplos de cidadão, onde na atual conjutura da história do Brasil, queremos ter como exemplo de vida e conduta.

Quem foi Osni Vieira:

Nascido em 27 de novembro de 1923, casado com Nanci de Souza Vieira, sete filhos e dezoito netos e quatro bisnetos. Em 1960, foi eleito vereador com 590 votos, para a Câmara Municipal de Vereadores. Em 1963, convidado pelo prefeito Ismael Nunes, foi empossado secretário municipal da Prefeitura de São Joaquim.

Em 1964, com a licença do prefeito Ismael Nunes, assumiu o cargo de Prefeito Municipal em exercício por 30 dias.
Em outubro de 1965, com a licença do prefeito Ismael Nunes, assumiu cargo de Prefeito Municipal até 1º de janeiro de 1966. Nestes três meses de administração, Osni Vieira em convênio com o governador  Celso Ramos, aprovou a planta do prédio da Prefeitura e do Fórum, conjugados, sendo construído neste período a parte térrea.
Construiu duas pontes, uma de concreto no Rio Quebra Dente em Urupema, e outra em Bom Jardim da Serra. Aterrou diversas ruas, entre elas no Bairro Praia Verde e na Praça da Igreja Matriz.

Por diversos anos Osni Vieira foi presidente da paróquia de São Joaquim. Por dois anos foi secretário da Associação Beneficente Bento Cavalheiro, do Hospital Sagrado Coração de Jesus, neste período foi construída a ala da frente do hospital. Por duas vezes, foi secretário do Clube Astréa, nesta época foi construída a sede nova do clube.
Por iniciativa do prefeito João Inácio de Melo, Teófilo Mattos e Osni Vieira, foi fundada a Escola Cenecista. Ajudou a formar o Colégio São José, dissuadindo Padre Blévio Oselame, vigário da Paróquia, que fosse criado a escola pública e não particular, proporcionando ensino gratuito a comunidade. É um dos sócios fundadores da Rádio Difusora, que neste ano comemora 55 anos.

Por duas vezes fez parte da diretoria do Sindicato Rural. Vice-presidente da Associação da Banda Mozart de São Joaquim. Sócio Fundador da Cooperativa Cotia, setor de frutas em São Joaquim. Articulador e sócio fundador da Cooperserra.

Por 35 anos foi comerciante de tecidos e confecções, com a Loja Nanci em São Joaquim. Formou uma fazenda para criação de gado. Criador da raça charolês, com a Cabanha Alecrim, com seleção puro de origem (PO) e  puro por cruzamento (PC). Esta atividade exerceu por vários anos, transferindo para os filhos em doação. Em 1980, participou do Cursilho de Cristandade em Lages. Em seguida foi eleito secretário do núcleo de São Joaquim, na atividade de cursilhista que exerceu por 13 anos, percorendo a paróquia, ministrando cursos de encontro de casais, liderados pelo Padre Otávio de Lorenzo.

Pregou cursos em Urubici, Urupema, Painel, Lages e Vacaria. “Este para mim foi um dos melhores períodos de minha vida. Nos cursilhos conheci melhor Jesus Cristo e segui sua doutrina, pregando o seu evangelho. Foi aqui a maior realização da minha vida porque além de servir ao criador, eu também servi a minha comunidade, o meu município.”

A minha prioridade era a casa de Formação da Paróquia, onde realizamos encontros de casais, cursos para motivar outras atividades”.

Pessoa com muito habilidade nas negociações, auxiliou sem honorários muitas pessoas da comunidade nas transações comerciais.

Aos 90 anos de vida, declarou… “Hoje com os meus 90 anos de idade, tenho vontade de dizer como disse o apóstolo Paulo a Timóteo: ele já é velho, cabelos brancos sentindo o tempo da partida. Combati o bom combate e terminei minha carreira, guardei a fé. Já me está preparada a coroa da justiça, que naquele dia me outorgara o bem pior, justo juiz, e não só a mim, porém a todos os que amam a sua vinda.”

Fonte: SerraSC