Município recebe recurso para auxiliar agricultores atingidos pelo ciclone bomba

O ciclone bomba que atingiu o estado no início do mês, afetou 1771 agricultores e pescadores de Santa Catarina, somando mais de R$ 588 milhões de prejuízos.

Com isso, a  Epagri organizou um levantamento dos prejuízos através de suas Gerências Regionais e no município de São Joaquim, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura,  uma estimativa foi elaborada através de consulta a entidades, organizações e cooperativas, chegando a um montante de R$ 5.6 milhões em prejuízo.

Este levantamento a nível estadual permitiu a criação de duas políticas públicas emergenciais de apoio aos agricultores mais afetados: a RESOLUÇÃO nº 27/2020/SAR/CEDERURAL, que dispõe sobre o Projeto Subvenção de Juros para a RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DAS PROPRIEDADES RURAIS E PESQUEIRAS – RECUPERA-SC – Menos Juros e a RESOLUÇÃO nº 26/2020/SAR/CEDERURAL, que  dispõe sobre o Projeto de Apoio à Recuperação de Infraestrutura de Propriedades Rurais e Pesqueiras (RECUPERA-SC), mediante o aporte de recursos provenientes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) no Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). Ambas as resoluções estão disponíveis em  (www.agricultura.sc.gov.br) (cederural@agricultura.sc.gov.br)

Como os recursos são limitados, as organizações, entidades e cooperativas estarão repassando a demanda a Epagri, que posteriormente fará uma reunião juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Rural e Defesa Civil para critérios de priorização se necessários e organização de visita para comprovação dos danos mais significativos.

Em breve traremos mais informações.

Organizações, entidades e cooperativas envolvidas.

Epagri Gerência Regional de São Joaquim

Escritório Municipal da Epagri de São Joaquim