Área industrial de São Joaquim receberá Usina de Resíduos Sólidos
A área industrial Gentil Camargo, em São Joaquim, receberá a implantação de uma Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que também atenderá o município de Bom Jardim da Serra. Foi iniciada nesta terça-feira (11) a terraplanagem no terreno e o ato foi comandado pelo prefeito, Giovani Nunes, juntamente com representantes do Cisama/Amures e da Construtora Evoluta.
A central servirá para processar resíduos recicláveis, e a construção contemplará um barracão de 403,79 metros quadrados e a aquisição de equipamentos. Quando finalizada, a cooperativa de catadores e reciclagem entrará em operação, e cada cidadão poderá fazer o trabalho seletivo e sustentável de organização do lixo.
A administração da unidade será feita por uma cooperativa criada por catadores de materiais recicláveis de São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
Essa iniciativa faz parte do cumprimento de meta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada do Cisama, elaborada em 2014, em atendimento a Lei 12.305/12 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos e terá investimentos de R$ 479 mil.