Relação sexual é a maior forma de contagio de HIV/AIDS em São Joaquim

São Joaquim: Segundo Daniela Matos Santos e Josiane Nunes Oliveira


Coordenadoras Municipais do Programa de DST/HIV/Aids, foi registrado um aumento de registros de casos de AIDS, sendo o maior desde que o programa foi implantando no município. Hoje estão notificados 34 casos de soro positivo em São Joaquim “Acreditamos que esse número possa ser ainda maior, porque as pessoas ainda não criaram consciência da necessidade de se fazer exame”comenta Josiane.


 


Na sua maioria adultos-jovens, os portadores de HIV em São Joaquim tiveram quase sua totalidade de contagio por relações sexuais, seguido por transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho. “Quando a mãe sabe que tem AIDS, é possível realizar um tratamento para tentar evitar que o filho contagie o vírus, mas isso só acontece se identificarmos a doença a tempo” esclarece Daniela. Um dos agravantes no caso é o grande número de relação extra-conjugais em São Joaquim, o que facilmente prolifera o vírus.


 


Para se reduzir o número de óbitos por HIV, que no ano de 2006 já foram registradas duas mortes, o Programa vem intensificando um trabalho que já existe há seis anos. Atuando na área de conscientização e atendimento aos portadores do vírus, os planos da coordenadoras é aumentar o número de exames de AIDS para se ter um levantamento mais exato, para que se possa reduzir de fato a quantidade de pessoas contagiados com o HIV. “Vamos continuar com as palestras, com a distribuição de preservativos e incentivar a realização de exames. Dessa forma poderemos atuar de forma mais concreta na luta contra essa doença” finalizaram as coordenadoras.