São Joaquim realizou Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem a quinta Conferência Municipal da Saúde, reunindo uma gama de profissionais afim de discutir e avaliar novas propostas de políticas públicas para o setor. "É uma oportunidade para nos interarmos sobre como anda nosso sistema de saúde. Aqui pensamos em propostas e melhorias a serem realizadas nos próximos anos" comentou a Secretária Municipal de Saúde, Alessandra Souza.

A farmacêutica Lidiane Rosa Gil, abriu os trabalhos proferindo uma palestra a cerca do tema Qualidade de Vida, assunto esse proposto na pauta de discussão do evento. Em seguida a Secretaria da Saúde, realizou uma prestação de contas do trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal no setor. Finalizando a Conferência, aconteceu a escolha dos delegados que irão representar São Joaquim nas etapas regional, estadual e nacional do evento, também foram definidas as cinco propostas que serão apresentadas nesses eventos.

De um total de 15 indicações de propostas apresentadas pela comunidade participante, foram definidas como prioritárias, sendo elas; Atenção Hospitalar, com ampliação do horário de atendimento e plantão médico de urgência, humanização do atendimento de e implantação da UTI. Educação em Saúde, com palestras educativas e criação de disciplina  no currículo escolar sobre educação sanitária e ambiental. Queimadas de Campos, com a maior regulamentação, fiscalização e orientação. A criação de uma Comissão Municipal de monitoramento, estudo, controle e limpeza dos rios e combate a mosquitos. E como última proposta, Coleta Seletiva, com a limpeza de rios, palestras educativas e horários de coleta. Comprometimento da população e fiscalização da limpeza de rios.