Intensifica-se procura pelo cartão do SUS em SJ

São Joaquim 15/01/2007: Tem aumentado consideravelmente a busca pela confecção da carteira nacional do SUS, que está sendo expedido em São Joaquim através da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo informações do departamento um grande número de pessoas vem procurando obter a carteirinha para obter os benefícios do Sistema Único de Saúde. "Não existe a necessidade de pressa para elaboração do documento, uma vez, que atualmente aqui em São Joaquim, ela só está sendo exigida para procedimentos hospitalares, como internamentos" explica a Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra de Souza.

Cartão do SUS é um documento pessoal que identifica o usuário do SUS, reunindo suas informações pessoais e dados sobre procedimento clínicos que já realizou, que remédios toma, etc. Toda vez que acontece um atendimento em um estabelecimento público de saúde ele é registrado por meio do cartão do paciente no banco de dados do SUS. Todos os prontuários de pacientes ficam disponíveis na rede do sistema, desta forma, mesmo que o atendimento seja feito em outros estabelecimentos e até mesmo em outros estados, o sistema é atualizado e é possível que o médico saiba o que já foi feito. A integração do Sistema de Saúde é muito importante por que possibilita a emissão de um histórico confiável do paciente (fundamental para orientar o médico), bem como diminui a possibilidade de fraudes, uma vez que quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, deve-se indicar pra quem eles foram destinados.

Seguindo a proposta de municipalização dos serviços de Saúde, as prefeituras são responsáveis por fazer o cadastro de todos os cidadãos no SUS. Em São Joaquim este cadastro é feito diretamente na Unidade de Saúde Central, onde está instalada a Secretaria Municipal de Saúde. Para fazer o cadastro na UBS é preciso levar documentos para comprovar informações pessoais como: RG, CPF, número de PIS/PASEP (se possível) e comprovante de endereço. O cartão do SUS agiliza a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde. Em São Joaquim ele vem sendo usado apenas para atendimentos Hospitalares, segundo o plano do departamento de Saúde, os demais procedimentos que acontecem nos Postos de Saúde, deverão exigir a carteirinha apenas no segundo semestres desse ano.