Prefeitura de São Joaquim fecha ano de 2007 com superávit orçamentário e financeiro

São Joaquim 12/02/2008: Após aproximadamente 30 dias de trabalho intenso, a Secretaria Municipal da Fazenda de São Joaquim fechou as contas relativas ao exercício do ano de 2006. Tendo o respaldo da aprovação das contas do ano de 2006, pelo Tribunal de Contas do Estado, o ano passado mostrou melhor ainda, tendo a administração pública alcançando um superávit orçamentário de R$63.997,68 e superávit financeiro de R$ 88.193,63, superando em reservas para o inicio de 2008 a marca de um milhão e meio de reais. "Esse saldo positivo só se confirmou em virtude da melhoria significativa da nossa economia e também de uma gestão mais sério do dinheiro público." Justificou o Prefeito Newton Stélio Fontanella.

Segundo o Secretario Municipal da Fazenda Jader Nunes, todos os limites constitucionais previsto na Lei de Responsabilidade Social, foram cumpridos. Foram aplicados 18% do orçamento da Prefeitura em saúde, o que em número significa R$ 3.452.555,14 em investimentos e destinações a programas e manutenção do setor de saúde pública, "Foram investimento importantes, como a contratação de mais médicos e dentistas, construção de postos de saúde entre outros" reforçou. A Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê os limites constitucionais para a aplicação desses recursos, regulamenta que é obrigatório que o município aplique 15% do seu orçamento em Saúde.

Já em educação, a lei delimita que sejam aplicados no mínimo 25% do orçamento. Novamente a gestão pública de São Joaquim superou em mais de 10% chegando a 37% em aplicações do seu orçamento geral. Foram exatos R$ 5.534.840,07 destinado ao departamento de educação, "É um número volumoso, mas que não se resume em fato em investimento diretos. No setor de educação temos muitas despesas. O transporte escolar, é uma das mais pesadas, que ainda se agrava com o descaso do Governo do Estado, que repassa um valor bem abaixo da realidade dos nossos gastos" desabafa o Prefeito. Entre os investimentos destacam-se o inicio da construção da Escola do Bairro Madre Paulina e todo o processo de formação e capacitação dos professores da rede pública.

O Prefeito concluiu que não existe milagre para a gestão correto do dinheiro público. "Estamos entrando em um ano importante, afinal temos a meta de deixar a casa em dia para o próximo Prefeito. Quando a economia local está aquecida e temos foco em nossas ações, podemos confirmar com os resultados o bom trabalho" finaliza.