Grupo de Taiko Araumaza volta a SC para celebrar 100 anos da imigração japonesa no Brasil

São Joaquim 06/02/2008: Ficou definida a agenda de apresentações do grupo folclórico japonês de Taiko Araumaza no Brasil. A comitiva de músicos e artistas da cidade de Tokyo, volta ao Brasil, como parte das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Ao todo serão quatro apresentações no Estado, passando por Curitibanos, São Joaquim, Florianópolis e Joinville. Santa Catarina receberá o maior número de apresentações do Araumaza, que ainda passará por Foz do Iguaçu e Curitiba no Paraná, Ibiuna e São Paulo capital.

Essa será a segunda vez que o um dos mais tradicionais grupos folclóricos do Japão vem ao Estado. Em setembro 2006 aconteceu uma única apresentação no Brasil, na cidade de São Joaquim, que serviu como experiência para apresentações desse ano. A preparação para vinda do grupo iniciou a cerca de um ano,quando a comitiva com membros executivos do grupo, veio direto do Japão e reuniu-se com as Prefeituras e entidades nipônicas das cidades que receberiam o Grupo. "Pretendemos realizar um belo evento em todas as cidades de nosso Estado, para marcar de forma significativa esse momento tão importante, tanto para o Brasil, quanto para o Japão" comentou Takeo Tamaki, o articulador da vinda do Grupo ao Brasil e membro da colônia japonesa de São Joaquim.

Uma das experiências que deram certo e que já faz parte da rotina de apresentações do Grupo, se repetirá nesse ano. Trata-se da realização de workshop´s tendo como base as técnicas usadas nas apresentações do Grupo. Essa atividade será aberta e totalmente gratuita para aquelas pessoas que quiserem se aprofundar e conhecer um pouco mais da arte nipônica. "Será um momento importante e que ajudará ainda mais no intercambio e fomento do folclore japonês" exclama Tamaki. Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público, exceto na cidade de Joinville, onde o Araumza fará parte das comemorações do aniversário de 157 anos da cidade.

O Araumaza (Grupo de Canto e Dança do Povo), foi fundado com o intuito de "Florecer (divulgar) a cultura do povo nas grandes capitais" em Tokyo no ano de 1966, mais precisamente no bairro Itabashi. Suas apresentações,que superam a marca de 300 por ano, acontecem geralmente em creches, asilos, setores de assistência social, escolas entre outros, sempre com o objetivo de difundir cada vez mais dentro do próprio Japão a arte milenares nipônicas. Com o sucesso do trabalho o Araumaza recebe diversos convites para levar essa arte a diversos cantos do mundo, já tendo se apresentado em países como Canadá, China, Vietnã, Paraguai e aqui no Brasil. As apresentações que o grupo fará, fazem parte das Comemorações de 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, e terão em seu programa peças do folclore milenar regional, de autoria desconhecida, que vieram passando de pai para filho. O Grupo Araumaza foi resgatar essas peças nas regiões de origem e a adaptaram para apresentar em palco, afim de divulgar a cultura e costumes dos seus antepassadosm entres os povos de atuais, sendo eles orientais ou ocidentais.

Confira abaixo as datas, os horários e locais de apresentação e workshop´s do Grupo Araumaza em Santa Catarina:

10/03/2008 : Curitibanos – Ginásio Onofre Santo Agostini

Workshop´s: 14:30 hs

Apresentação: 19:00 hs

12/03/2008 : São Joaquim – Ginásio de Esportes Juraci Santos

Workshop´s: 14:00 hs

Apresentação: 20:00 hs

15/03/2008 : Florianópolis – Teatro Ademir Rosa (CIC)

Workshop´s: 14:00 hs

Apresentação: 20:00 hs

16/03/2008 : Joinville – Centro de Eventos (Aniversário de 157 anos)

Workshop´s: 15:00 à 16:00 hs