Campanhas de prevenção iniciam em São Joaquim

Com a intenção de ampliar a sua atuação através da Saúde Pública, voltada para a prevenção e promoção de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde inicia essa semana, nos Postos de Saúde de São Joaquim , uma ampla campanha que visa prevenir e educar a comunidade para a prática de métodos e ações de prevenção dos cânceres de mama e colo de útero para as mulheres  e próstata para os homens. "Estaremos incentivando todas as mulheres na realização anual do exame preventivo de colo de útero e exame de mama, sendo estes realizado nos Postos de Saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) pelas enfermeiras, e na Unidade Sanitária Central. Esse procedimento também será adotado na prevenção das demais doenças" adiantou Alessandra Sousa, Secretária Municipal de Saúde de São Joaquim.

No caso da prevenção do Câncer de Mama, tem-se necessidade de protocolo, orientado pelo Ministério da Saúde, as seguintes recomendações para ações de rastreamento em mulheres assintomáticas: Exame clínico das mamas a partir de 40 anos; Mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de 2 anos entre os exames; Exame clínico das mamas e mamografia anual, a partir de 35 anos, para mulheres do grupo de risco;  Ainda recomenda a mamografia para rastreamento (ou de rotina) nas mulheres assintomáticas, a partir dos 40 anos, associada ao auto-exame mensal e exame clínico anual;

Existem ainda, outras situações em que a mamografia de rotina também deve ser realizada, segundo o Ministério da Saúde: Antes de iniciar a terapia de reposição hormonal (TRH), com a finalidade de estabelecer o padrão mamário e detectar lesões não palpáveis; Na mulher em TRH, a mamografia também deve ser realizada anualmente (não há necessidade de realizar mamografia semestral).

Para a prevenção do Câncer de Próstata, sugerimos a realização de exames, que possam oferecer uma detecção precoce, como no caso do exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA), que podem sugerir a existência da doença e indicarem, a realização outros exames complementares.  Sendo assim, o Instituto Nacional do Câncer – INCA/MS – recomenda que o controle do câncer de próstata seja baseado em ações educativas que já estão sendo feitas través das Equipes do PSF.  Homens acima de 50 anos, deverão ser submetidos a avaliação anual. Apenas aqueles que apresentarem alguma alteração suspeita deverão prosseguir em uma investigação mais  detalhada.

As ações já iniciaram essa semana e todos os interessados deverão procurar as unidades de saúde e as equipes do Programa Saúde da Família de São Joaquim. "A prevenção é a melhor opção para melhoria da saúde publica de uma comunidade. Por isso contamos que as pessoas busquem antes a prevenção do que o remédio" salientou a Secretária de Saúde.