Cidade preparada para a Festa Nacional da Maçã

Cerca de 20 dias antes da Festa da Maçã iniciou-se, a reforma do lago artificial e construção do novo sistema de chafariz da Praça João Ribeiro, popularmente conhecida como praça da matriz. Além da reforma do lago, inicia-se também essa semana a restauração do monumento ao fundados Manoel Joaquim Pinto. "Essas ações fazem parte da preparação da cidade para a Festa Nacional da Maçã e principalmente para a temporada de inverno, que promete ser movimentado esse ano" reforçou o Prefeito Municipal de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella.

A reforma no novo lago da praça é uma iniciativa do funcionário Alex Waltrick, da Secretaria Municipal de Agricultura, setor da Prefeitura responsável pela manutenção das praças da cidade, "Estava em viagem, quando observei um chafariz e vi que poderíamos aplicar essa idéia em São Joaquim em nossa praça." Relata Alex. O projeto adequado demorou algum tempo, tendo em vista o alto custo da idéia inicial. Em parceria com as Secretaria de Planejamento e Turismo, foi encontrado a forma mais viável para se concretizar o projeto.

Com um custo aproximado de 16 mil reais, o novo lago terá um conjunto de 4 chafarizes de dois modelos diferentes. O primeiro modelo, conhecido como Geiser, esguichará água a uma altura de 2 metros, já o segundo formato, denominado Onix é formado por um conjunto de 45 pequenos bicos que formará um conjunto único e forma de tacão . Toda a água utilizada nos chafarizes será retornável, evitando assim o desperdício. O lago é muito conhecido no inverno por congelar completamente juntamente com as arvores de gelo nos dias de frio.

Outro espaço que está sendo recuperado já para a Festa da Maçã é o monumento ao fundador Manoel Joaquim Pinto, localizado ao lado da Prefeitura. A responsabilidade do trabalho é do artista plástico Nelson Matias, que trabalhou junto com Elson Outuki na elaboração da obra.