Região de São Joaquim decide incluir obras rodoviárias no Orçamento Regionalizado

Os líderes políticos, empresariais e comunitários da região de São Joaquim, reunidos em audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta segunda-feira (10) no plenário da Câmara de Vereadores local, decidiram, por ampla maioria, incluir a execução de obras rodoviárias no Orçamento do Estado para 2014.

Foram escolhidas a implantação e pavimentação asfáltica do desvio da SC-430, em Urubici, pela avenida Francisco Ghizzoni; a implantação do contorno viário de São Joaquim; e a elaboração de estudos e projetos para a execução de obras de revitalização urbana na região.

IMG_9585A audiência pública
O deputado Darci de Matos (PSD), vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão Coordenadora do Orçamento Estadual Regionalizado, defendeu o contato com as pessoas, o debate com a comunidade e a abertura do Legislativo para que as regiões apresentem suas prioridades.

“Temos garantido a inclusão dessas prioridades no Orçamento do Estado para 2014”, declarou Darci, que aproveitou para elogiar a presidente Dilma Rousseff pelo aumento do volume de recursos para investimentos. “Ela foi generosa, elegante e atenciosa com Santa Catarina, por isso é o momento de fazer as grandes obras no nosso estado”.

O prefeito de São Joaquim, Humberto Luiz Brighenti, destacou a expectativa gerada na região. “Na maioria das vezes não se chega a executar 30% das prioridades elencadas nos municípios, as comunidades ficam chateadas. A Assembleia pode fazer valer o Orçamento. Ela vota e fiscaliza, por isso é importante que escute as comunidades e sinta as suas aflições”, argumentou Brighenti.

Segundo o prefeito anfitrião, a Serra é o patinho feio do Estado. “A gente não sai do chão. Como fazer os investimentos que a região exige se os seis municípios precisam de R$ 80 milhões só para o saneamento básico. Nenhum grupo hoteleiro vai investir sem saneamento e estradas. Se o estado não fizer essas obras, nós não vamos fazer”, desabafou o prefeito.

Neodi Saretta (PT) elogiou a beleza da região, com sua natureza exuberante e desafiou os serranos a aprimorar a cultura da participação popular na elaboração dos orçamentos. “O Orçamento Regionalizado vem buscando se firmar, mas ainda é um mecanismo que precisa de aperfeiçoamentos”, declarou Saretta.

José Nei Ascari (PSD) afirmou que os parlamentares devem “sair do conforto dos gabinetes e contatar as pessoas”. Ele informou a região Serrana que o Estado terá, em 2014, R$ 9 bi para investir em obras. “São nove anos de arrecadação própria”, explicou Ascari, uma vez que os investimentos com recursos próprios totalizam apenas cerca de R$ 1 bi por ano.

Participação popular
Cerca de 150 pessoas participaram da audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores de São Joaquim. Como o espaço da não foi suficiente para abrigar todos, os corredores do prédio ficaram lotados. Estavam presentes prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, líderes empresariais e comunitários dos municípios de Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, Urupema, Urubici, Bom Retiro e da cidade anfitriã, além de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e da SDR de São Joaquim.

Fotos: Wagner Urbano/On Jack-Cidade da Neve

Vítor Santos