Alerta – Defesa Civil

São Joaquim monta Força Tarefa para enfrentar a possível Nevasca

Várias entidades estão reunidas com o propósito de ajudar em caso de  danos no município. fazendo parte da força tarefa, coordenada pela defesa civil municipal como Jeep Clube, Bombeiros, Polícia Militar, Rotary, Rotaract, Hospital e Defesa Civil Municipal estão organizados caso aconteça problemas por causa da NEVE e do congelamento. Uma reunião aconteceu na tarde de Domingo (16), no gabinete do Prefeito Giovani Nunes, a fim de discutir as severas previsões de NEVE e frio intenso que vão atingir o município a partir desta segunda, 17 de julho.

CLIMATERRA – PREVISÃO DO TEMPO

O Meteorologista, Ronaldo Coutinho, participou da reunião e foi enfático em afirmar sobre os perigos da NEVE forte e congelamento de canos em residências, explicando que todas as pessoas tem que ficar em estado de atenção com suas residências.  “Alerta aos turistas que vão subir a serra, usem anticongelante no radiador do carro, cuidado com os moradores de rua, risco de hipotermia. Animais também merecem cuidado com o frio intenso” explica, a previsão pode ser acompanhada no audio nesta página e no nosso portal TEMPO.

NOTA DO PREFEITO

O Prefeito Municipal Giovani Nunes, explicou que o intuito da reunião é deixar tudo organizado caso aconteça imprevistos na cidade, “Nós temos a preocupação de atender o turista mas também o joaquinense, as famílias carentes, que possa ter algum transtorno, vamos estar preparados e pedimos a comunidade que fiquem preparados caso aconteça uma grande NEVE ou congelamento” salienta.

TURISTAS

Aos turistas que vão subir a serra usem anticongelante no radiador do carro (caso tenha mais de um ano), tragam uma mantinha a mais por membro visitante, por precaução.

RODOVIAS

Muita atenção com formação de gelo nas rodovias seja por geada intensa ou neve nas áreas altas.

MORADORES DE RUA

Os expostos ao frio intenso, correm risco de hipotermia. Animais também merecem cuidado com o frio intenso.

PRODUTORES

Atenção com as máquinas agrícolas e carros em relação a água. Atenção também com as telas antigranizo no topo da serra com a chance de neve forte, fiação elétrica e telhados também.

DENSIDADE DA NEVE:

Segundo o Instituto de Meteorologia da Noruega, 1 metro quadrado com. 20 cm de neve pesa aproximadamente 400 kg. Então numa área de cobertura de casa medindo 7×8 (56 metros quadrados), teremos um peso equivalente a 22.400 kg de neve no telhado dessa casa. Senhores, são 22,4 toneladas de gelo, é muito peso para uma só cobertura. Por essa razão, aqui fica a orientação de não deixar acumular neve no telhado das casas. Molhar com mangueira os telhados para a neve derreter antes que haja acúmulo de neve. Dicas da defesa civil de São Joaquim.

Acompanhem as atualizações e se organizem para o Frio, é lindo, mas requer alguns cuidados pontuais na sua passagem.