Atualização na cultura da macieira acontece em 8 de agosto

O objetivo do evento é contribuir com a integração, atualização técnica e informação dos fruticultores, profissionais, empresas, instituições e demais pessoas ligadas à fruticultura.

Entre os temas a serem abordados estão a importância, controle e manejo integrado de pragas da macieira, uso dos fitoreguladores, importância e manejo da adubação de solo e nutrição, além de doenças como cancro europeu, sarna da macieira e mancha foliar da gala.

As pré-inscrições podem ser feitas através do telefone 49 3233-8448 ou pelo e-mail eesj@epagri.sc.gov.br. São limitadas devido ao espaço físico do local e gratuitas.

O secretário municipal de Agricultura, Sandrigo Campos Pereira, ressalta que a participação das pessoas ligadas à cultura é muito importante, pois é uma oportunidade de atualização sobre problemas como a sarna, o cancro europeu, além é claro da parte de manejo de pragas, adubação e nutrição das plantas. “O cancro europeu é um problema que estamos enfrentando e precisamos estar informados para sabermos as ações a serem tomadas, assim como identificarmos a presença desta doença nos pomares”, afirma.

Para Marcelo Cruz de Liz, chefe da Estação Experimental da Epagri de São Joaquim, o ciclo da macieira é longo e os fruticultores, assim como os profissionais que orientam na parte técnica, precisam estar atentos aos problemas, sejam eles relacionados ao solo, às pragas ou às doenças. “A Epagri está cumprindo com o papel de orientar esse público. Porém, a adesão ao convite é fundamental para que obtenhamos êxito no trabalho”, comenta.

O ciclo de palestras é uma promoção da Epagri com o apoio da Prefeitura de São Joaquim através da Secretaria Municipal de Agricultura, Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – AMAP, FAESC, SENAR e Sindicato Rural de São Joaquim, Governo de Santa Catarina através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Cidasc, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense – ASSEA e Núcleo dos Técnicos Agrícolas de São Joaquim – NUTASJ.

O que: Ciclo de Palestras de Atualização Técnica na Cultura da Macieira

Quando: 08 de agosto às 8h

Onde: Auditório da ADR São Joaquim

Público: Fruticultores, técnicos e engenheiros agrônomos