Defesa Civil de São Joaquim participa de oficinas de preparação para desastres

Nos dias 11 e 12 de Setembro, ocorreu em Lages, na serra, a Oficina Regional da Defesa Civil de Santa Catarina, com o tema “preparação para desastres”.

A oficina abrangeu os municípios da Amures, onde o objetivo foi formar agentes para a elaboração de plano de contingencia que tem a finalidade de preparar a população no ciclo de gestão de riscos e desastres.

A ideia é criar dentro do plano de contingência, outros planos, como comunitários e familiares, interagindo com a sociedade sobre o que fazer e como fazer, antes e depois de ocorrências de eventos adversos que venham ocorrer no município.

Segundo Aleques Waltrick, coordenador da defesa civil do município, a sociedade pode e deve participar na elaboração dos planos, pois e um dos objetivos da Defesa Civil Municipal. “Nosso objetivo é reduzir riscos e preservar vidas, porque a Defesa Civil é dever de todos nós” comenta Aleques.