Peça de teatro Vim ver Maria contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado em São Joaquim

Os alunos da Rede Municipal e Estadual das eacolas publicas e as escolas particulares de São Joaquim iniciaram a semana com uma peça de Teatro chamada “Vim ver Maria”, parceria realizada entre o CREAS de São Joaquim e a Associação Cultural SOARTE, da cidade de Ourinhos (SP).
O tema abordado é o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O Teatro será realizado em dois dias, 24/09 com escolas municipais e particulares e 25/09 com escolas estaduais, no centro de eventos Newton Stélio Fontanela.
A peça iniciou às 10h, com a presença de vários de alunos, professores, profissionais das políticas públicas envolvidos com a proteção de crianças e adolescentes, do Prefeito Giovani Nunes, do vice-prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social, Mauricio Yamashiro.
O espetáculo “Vim ver Maria” conta a história da convivência de uma família, em que Maria, a filha mais nova, é vítima de um abuso sexual dentro de casa, ocasionado pelo tio, que cuida da menina na ausência dos pais. Dentro dessa narrativa o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levá-la a enfrentar a situação e denunciar. A peça se propõe a mostrar essa realidade, de maneira direta, porém com humor, orientando as crianças e adolescentes sobre o tema.
Os pais, professores e familiares devem ficar atentos sempre ao que os seus filhos/alunos falam, ou fazem. Os comportamentos caracteriaticos de uma criança que está sendo vítima de abuso sexual são bastante sutis e causam sérios prejuízos psicológicos, e não devem ser negligenciados. Em casos semelhantes, procure o Conselho Tutelar de sua cidade, a equipe do CREAS ou disque 100 e denuncie.

É importante salientar que, neste primeiro evento, não abriremos para a participação do público geral. Nosso objetivo inicial é atingir os alunos de todas as escolas do município, estado e as particulares, que já foram convidadas.