Prefeitura entrega equipamentos de informática e moderniza gestão escolar da rede municipal

O prefeito Giovani Nunes entregou, nesta segunda-feira (10), 11 computadores, 10 roteadores Unifi Ubitiqui para melhorar a distribuição do acesso a Internet já instalado em todos as escolas desde setembro deste ano, totalizando um investimento de mais de R$ 70 mil reais. Isso tudo como componente da ação de modernização da gestão escolar.  A  entrega dos equipamentos é parte do trabalho que vem sendo colocado em prática na gestão do prefeito visando reestruturar a rede de ensino municipal. Durante a entrega foi apresentado o novo Sistema Professor Online, que constitui-se de uma plataforma online de gestão que ira modernizar, simplificar e facilitar o trabalho administrativo e a execução dos processos pedagógicos nas unidades da rede municipal. A solenidade aconteceu na Secretaria Municipal de Educaçção, com a presença do secretário municipal de Educação, Fabiano Padilha e gestores escolares.

A ação contempla 11 escolas visando à qualidade do ensino e à melhoria dos indicadores educacionais no município. O prefeito Giovani Nunes destacou a implantação do novo sistema como um avanço da Educação municipal, contribuindo significativamente para a melhoria e agilidade dos processos pedagógicos, refletindo, consequentemente, com a qualidade do ensino em toda a rede.

“Vivemos mais um momento muito positivo na área da Educação em nosso município. A entrega desses equipamentos é mais uma etapa na implantação do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, que faz parte da completa modernização e reestruturação da rede de ensino de São Joaquim/SC. Essa ação integra outros importantes investimentos que estamos fazendo na educação, como a melhorias na infraestrutura das escolas e pagamento de piso salarial acima do nacional aos professores, entre outros. Oferecer educação de qualidade é, sem dúvida, uma das prioridades da nossa gestão” afirmou Giovani.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Educação (SMECD), Fabiano Padilha, o novo sistema vai contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico nas escolas, sendo um facilitador do processo burocrático de gestão escolar, mas com a finalidade principal de que toda a modernização do sistema reflita positivamente no processo ensino-aprendizagem dos alunos.

“O sistema de gestão é mais uma ferramenta importante implantada que integra a macropolítica desenvolvida pelo prefeito Giovani e que tem em seu bojo cinco pilares imprescindíveis para impulsionar a Educação municipal. O sistema é uma ferramenta moderna que integra um dos pilares desse programa: o da Modernização da Gestão. Essa nova plataforma de gestão escolar informatizada que estamos implantando vai auxiliar na gestão e no controle escolar como um todo, qualificando o trabalho administrativo e pedagógico, a movimentação de informações e dados escolares, simplificando a burocracia e outros processos de gestão educacional imprescindíveis para imprimir mais qualidade ao gerenciamento escolar e administrativo em nossas unidades de ensino”, observou FabianoPadilha.

Metas da SMECD

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto’, a qual está sempre em busca do processo de modernização da gestão escolar, tem foco na aprendizagem, no monitoramento, na formação continuada, na gestão e infraestrutura das unidades. Por meio de metas realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Joaquim com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões na área da Educação.

Incluindo a criação de programas para atendimento mais adequado às melhorias da infraestrutura física. Além da informatização e modernização da rede, a iniciativa visa, ainda, a reforma, ampliação e construção de unidades; e a manutenção preventiva e corretiva. Por meio do programa, a Prefeitura já implantou obras de melhorias em praticamente todas as escolas da rede.

Há também ações de intervenção pedagógica, que atuam na solução das questões de alfabetização escolar, tendo como prioridade a de alunos no tempo correto. A capacitação continuada aos professores, a promoção e avaliação educacional dos alunos e a preparação para a Prova Brasil são outras ações que também compõem o programa.