Alerta! Caramujos estão presentes nas Praças de São Joaquim/SC

Nesta época do ano em função do calor e do período chuvoso, tem se tornado cada vez mais comum se deparar com esses animais em quintais e por baixo de entulhos. A grande incidência no aparecimento deste molusco tem feito com que a preocupação com eles seja mais complexa, pois eles transmitem várias doenças.

 

Alguns moluscos tem aparecido nas praças e canteiros municipais, sendo que a Secretaria da Agricultura alerta para os cuidados com o animal:

  1. Nunca comer os moluscos capturados, tampouco criá-los.
  2. Para capturá-los, utilize luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos.
  3. A melhor ocasião para capturar os moluscos é no crepúsculo e/ou dias nublados e chuvosos, pois é quando saem de seus abrigos em maior número.
  4. Para destruí-los, coloque os moluscos encontrados em um balde com água e bastante sal de cozinha (NaCl), até que parem de se mexer. Depois, quebrar as conchas para que a água da chuva não fique nelas e depois enterrar ou por no lixo. 
  1. Os ovos dos moluscos, pequenos e de cor clara e duros, devem ser destruídos por fervura em água antes de colocá-los no lixo.
  2. Não só os caramujos gigantes podem representar riscos, então evite manusear outras espécies de moluscos como lesmas e caracóis de jardim, pois podem ser também hospedeiros de Angiostrongilíase, principalmente em ambientes com presença de roedores.
  3. Antes de consumir hortaliças, lavar cuidadosamente e desinfetar com solução clorada todas as folhosas que serão consumidas cruas.
  4. Evitar lixo em quintais, jardins e terrenos.