Você sabe a importância do Alistamento Militar?

Mesmo sendo obrigatório para homens no Brasil, o Alistamento Militar gera muitas dúvidas e envolve narrativas não verdadeiras criadas pelo senso comum. Isso mostra a importância de compreender sobre o tema, para enfim desmistificar e colaborar integralmente para o desenvolvimento da difusão e da acessibilidade das informações.

A Secretária da Junta de Serviço Militar de São Joaquim, a senhora Marta Silveira, afirma que muitos jovens não sabem quais são os procedimentos referente a documentação para o Alistamento. “O Alistamento Militar tem um prazo, do período de janeiro a junho. A idade para o alistamento é no ano que o jovem completa dezoito anos.  Os documentos necessário são, a certidão de nascimento original, rg, cpf e comprovante de residência. Lembrando que não é necessário mais foto 3×4, devido a mudança do exército na documentação.” declarou a Secretária.

Seja para efetuar uma matrícula na faculdade, para emitir um passaporte ou para se apresentar em qualquer emprego na área pública ou privada, a quitação militar ou certificado de dispensa, devem ser apresentados.

Referente ao processo de Seleção, a Secretária esclareceu alguns pontos: “O alistamento é a primeira parte feita com o cidadão, a segunda é o processo de seleção, que ocorre em setembro em São Joaquim, pelo Batalhão Ferroviário de Lages. O resultado sai pelo mês de dezembro e no ano seguinte, em fevereiro alguns deles vão para uma segunda seleção” finalizou.

Para maiores informações, os interessados devem comparecer na unidade da Junta Militar no prédio da Prefeitura Municipal em São Joaquim.