Museu Histórico Municipal Assis Chateaubriand é aberto para visitações todos os dias

No dia 10 de junho de 2019, o Museu Histórico Municipal, Assis Chateaubriand, completou 19 anos de funcionamento. O espaço de resgate histórico, aproxima o joaquinense de suas raízes e torna acessível o conhecimento através da cultura. Inaugurado em 2000, o Museu preserva sua coleção, assim como cria condições para que este acervo entre no circuito imaginário da cultura, mediante sua exposição adequada.

Atualmente, o Museu está aberto para visitações de segunda a segunda. Trabalha-se com a conservação dos discos de vinil, limpeza, fabricação de capas para os mesmos e catalogação, diversos trabalhos como apoio a estudantes.

Estela Machado, a Museóloga responsável pelo espaço e a Diretora de Cultura do Município, Maria Alice de Souza, estiveram em Laguna para o 5° Fórum Catarinense de Museus, o maior evento do setor museológico do estado. Muitos foram os aprendizados obtidos, mas Maria Alice de Souza destacou a visibilidade da cultura do município fora da região: ”Nosso estado possui 295 municípios e São Joaquim está entre os 111 municípios que possui museólogo efetivo, através de concurso. Isso é muito importante, porque mostra a valorização da nossa base cultural’’, enfatizou a Diretora de Cultura, que se mostrou orgulhosa.

O fato é que São Joaquim possui um grande potencial na área cultural e mostra-se, cada vez mais, que esta administração está empenhada para elevar esse nicho. Para além de ofertar cultura para o turista, a preocupação é tornar acessível a cultura para o povo joaquinense. É preciso que os munícipes conheçam e se atentem da história local, para assim valorizá-la.

Horário de atendimento no Museu Histórico Municipal Assis Chateaubriand:

Seg a Qua: 9h às 11h / 13:30 às 17:30

Qui a Dom: 08 às 12h/ 13:30 às 17:30