APAE realiza passeata em função ao AGOSTO LARANJA

Na tarde desta sexta-feira (23), a APAE realizou uma passeata em virtude ao AGOSTO LARANJA, que promove ações de conscientização da prevenção de deficiências. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde participou e frizou sobre a importância da prevenção contra HVI, hepatites virais e sífilis.

Com abordagens sobre todos os tipos de deficiências: físicas, mentais, auditivas, visuais ou mútiplas, de caráter transitório ou permanente, bem como suas causas, o AGOSTO LARANJA é importante pois levanta tais problemáticas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bilhão de pessoas vive com deficiências, sendo uma a cada sete pessoas no mundo. Além disso, a OMS apresenta que 70% das deficiências poderiam ter sido evitadas com corretas ações de prevenção.

A Apae de São Joaquim tem como missão oportunizar o desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lutar pela garantia de seus direitos, prestar apoio as famílias e atuar na prevenção de deficiências. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 500 milhões de pessoas com deficiência no mundo, e 70% delas poderiam ter sido evitadas. A partir dessa constatação a APAE se propôs a realizar um trabalho de conscientização, e orientação na área da saúde, principalmente ao que se refere à prevenção de deficiências.

A APAE de São Joaquim apresentou à Câmara de Vereadores, a proposta de um Projeto de Lei que instituísse ao mês de agosto a cor laranja representando a Prevenção de Deficiências, sendo esse projeto acolhido por unanimidade pela Câmara de Vereadores, o Executivo Municipal então promulgou a LEI MUNICIPAL Nº 4.583/2018 que “Institui como Agosto Laranja o mês de agosto, e insere no calendário municipal oficial de eventos no município de São Joaquim”.

Assim, o mês de Agosto será dedicado ao AGOSTO LARANJA, período no qual serão realizadas ações de conscientização e prevenção às deficiências. Serão realizadas Passeatas, Palestras, Distribuição de Folders, Divulgação de Informações nas Mídias sociais sobre as causas da Deficiência, como prevenir, e os cuidados necessários à pessoa com Deficiência. Nós acreditamos que ações educativas são estratégias simples, de baixo custo, que podem ser aplicadas a nossa realidade, através de informações, orientações e campanhas, conscientizando a coletividade sobre a necessidade dos cuidados prioritários com saúde da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes, na sua maioria, pela falta de informação. Percebemos o Agosto Laranja não como apenas um mês de ações, mas sim como um trabalho permanente em parceria com a rede municipal, que busca reduzir os índices de deficiência, gerando melhor qualidade de vida para nossa sociedade. “INFORMAÇÃO É O MELHOR CAMINHO PARA PREVENÇÃO”