PROJETO EBM JOÃO INÁCIO DE MELO REVITALIZANDO O AMBIENTE ESCOLAR HARMONIZANDO NOSSO ESPAÇO.

EBM. JOÃO INÁCIO DE MELO E  EPAGRI – São Joaquim

REVITALIZANDO O AMBIENTE ESCOLAR HARMONIZANDO NOSSO ESPAÇO.

São Joaquim

Professora responsável: Regina Correa Gonçalves

Título:Revitalizando o ambiente escolar, harmonizando nosso espaço.

Público alvo: Alunos do pré escolar ao 9º ano do ensino fundamental  II

INTRODUÇÃO

O presente projeto visa sensibilizar e conscientizar os alunos da Escola Municipal João Inácio de Melo sobre a importância de termos um ambiente harmonioso e alegre seja em nossa escola como em nossas residências. Utilizando práticas que minimizem os impactos ambientais, como reciclagem, reutilização de embalagens vazias, pneus velhos, os quais poderão utilizar para uma bela jardinagem em nosso ambiente.

JUSTIFICATIVA

Uma grande parte do lixo produzido pela população brasileira não tem o destino correto, resíduos que poderiam ser reciclados ou reutilizados, o que economizaria matéria prima, energia e água, são descartados junto com a coleta de lixo convencional, e vão parar em lixões, aterros controlados ou aterros sanitários e ficam ali meses, anos e até séculos para se decompor. Esse fato deve-se, principalmente, a falta de conscientização por boa parte da população. A separação do lixo reciclável, além de diminuir a carga de resíduo jogada na natureza ainda pode gerar uma renda-extra para a família na confecção de artesanatos, reutilização das embalagens, diminuir a poluição de rios e do solo.

Os educandos da Escola Básica Municipal João Inácio de Melo, localizada em Santa Isabel, São Joaquim, atende alunos de outras localidades, como Santa Rita, Cadete, São Miguel do Caiamba e comunidade local, sendo assim, o projeto em parceria com a EPAGRI, ajudará a sensibilizar e conscientizar várias localidades.

Os alunos do ensino fundamental I e IIserão multiplicadores dos conhecimentos compartilhados, tanto na unidade escolar quanto nas suas comunidades, contando com a orientação dos professores que de forma geral envolveram-se nesse projeto.

Nossos educandos são filhos de produtores rurais,trabalhadores em pomares de maçã e outras atividades agropecuárias, com pouco conhecimento cientifico, porém muito conhecimento prático.

OBJETIVO GERAL

Relacionar o equilíbrio do meio ambiente comuma melhor qualidade de vida, através de um ambiente harmônico, agradável, que alegra os olhos, sensibilizando a comunidade escolar, através de práticas com a educação ambiental no meio escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a participação da comunidade escolar e de entorno para as atividades de práticas ambientais;

Manter as práticas jardinagem escolar;

Incentivar a prática de jardinagem nas casas dos alunos

Reutilizar embalagens vazias;

Separar o lixo na escola e em casa;

Sensibilizar a práticas de conservação da fauna e flora da região em que vivem.

METODOLOGIA APLICADA COM AS TURMAS

• Incentivar os alunos para a arrecadação das embalagens vazias.
  • Manutenção da limpeza do pátio da escola, para ter um ambiente limpo e saudável.
  • Alunos e professores, pintar e decorar as embalagens.
  • Preparar a terra para o plantio.
  • Motivar os alunos a trazer mudas de flores ou folhagens de suas casas
  • Plantio
  • As turmas responsáveis pela jardinagem manterão um cronograma de cuidado dos jardins, juntamente com as professoras.

MATERIAIS UTILIZADOS

• Máquina fotográfica/ celular
  • Computador
  • Tintas
  • Regadores
  • Sementes, mudas de flores.
  • Embalagens vazias

RESULTADOS ESPERADOS

• Interesse na manutenção e cuidado com as flores plantadas sejam em vasos ou nos pneus.
  • Motivação tanto de alunos quanto de professores, no plantio e conservação dos “jardins.”
  • Conscientização da geração de lixo e sua reutilização ou descarte correto.
  • Melhorar a qualidade de vida e preservar o ambiente em que vivem.
  • Disseminar os conhecimentos adquiridos e fazer uso das práticas aprendidas.

ANEXO

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

ü Diretora Elaine Cristina Velho do Amaral

ü Professoras dos anos iniciais, pela iniciativa e colaboração em realizar este projeto.

ü Alunos dos anos iniciais e anos finais que aceitaram o desafio e colocaram mãos a obra sem medir esforços.